• Carregando...
Francisco é o segundo papa em cujas mãos o suposto sangue de São Januário se liquefaz fora dos dias em que isso costuma acontecer. O primeiro foi Pio IX, no século 19. (Foto: Tony Gentile/Reuters)
Francisco é o segundo papa em cujas mãos o suposto sangue de São Januário se liquefaz fora dos dias em que isso costuma acontecer. O primeiro foi Pio IX, no século 19. (Foto: Tony Gentile/Reuters)| Foto:

Bombou na blogosfera católica e nas mídias sociais o vídeo da visita do papa Francisco a Nápoles, no fim de semana passado. Tudo porque, em um encontro com o clero da cidade, o pontífice foi abençoar os presentes com a relíquia supostamente contendo o sangue de São Januário, bispo da cidade morto durante perseguições ao Cristianismo nos primeiros séculos da era cristã. E o sangue coagulado se liquefez. Confiram o vídeo do evento todo (se quiserem pular direto para o episódio em questão, ele começa com 1 hora e 5 minutos de vídeo):

O que há de peculiar no que ocorreu sábado é que o milagre tem “dias certos” para ocorrer: na festa litúrgica do santo, em 19 de setembro; em 16 de dezembro; e no sábado anterior ao primeiro domingo de maio. No entanto, não é a primeira vez que isso ocorre na presença de um papa fora desses dias específicos: há relatos sobre a liquefação ocorrendo em 1848, quando o papa Pio IX segurou o relicário.

O problema todo com esse milagre em particular é que a Arquidiocese de Nápoles se recusa a permitir testes com o conteúdo do relicário porque isso poderia causar danos irreparáveis. Então, tudo o que se pode fazer são análises sem contato com o material. Algumas delas detectaram a presença de hemoglobina, mas há quem afirme que é possível replicar o efeito com outras substâncias que imitam sangue ou que compartilham pelo menos alguns componentes que também estão presentes no sangue humano. Um desafio para os céticos, no entanto, é a “imprevisibilidade” do fenômeno: algumas vezes, a liquefação se produz quase que imediatamente; em outras, pode demorar horas ou mesmo dias; e, de vez em quando, simplesmente não acontece (o que os napolitanos veem como sinal de desastre iminente). Isso independe da temperatura ambiente e do modo de manipular o relicário. Tratei um pouco do assunto aqui no blog em 2008.

Francisco é o segundo papa em cujas mãos o suposto sangue de São Januário se liquefaz fora dos dias em que isso costuma acontecer. O primeiro foi Pio IX, no século 19. (Foto: Tony Gentile/Reuters)

Francisco é o segundo papa em cujas mãos o suposto sangue de São Januário se liquefaz fora dos dias em que isso costuma acontecer. O primeiro foi Pio IX, no século 19. (Foto: Tony Gentile/Reuters)

Eu, particularmente, não veria problema em permitir que se colhesse uma amostra para testes. Convenhamos, o relicário é apenas um recipiente feito de vidro e metal; pode ser refeito, se necessário. E, se o seu conteúdo é realmente milagroso, que tipo de “dano” poderia ocorrer? Talvez haja alguma preocupação com a repetição de fatos como o desrespeito aos protocolos do famoso teste de carbono-14 feitos no Sudário de Turim (isso é mera especulação minha; não consta que alguém em Nápoles tenha usado esse caso para justificar a posição da arquidiocese), mas até aí há meios de prevenir que algo semelhante aconteça novamente.

Novidades no blog

Vocês devem ter percebido duas mudanças no visual do Tubo de Ensaio. A primeira está do lado direito da tela. Há um campo de busca específico para o blog, e logo abaixo está uma lista de tags mais populares. O blog é dividido em seções, que são os assuntos mais amplos (como “livros” ou “criação, evolução e Design Inteligente”), listados logo acima do título do post. As tags normalmente se referem a temas mais específicos tratados nos textos, o que pode incluir também nomes de pessoas, instituições ou eventos. Clicando em uma dessas tags, vocês podem ver o que já foi publicado no blog a respeito do tema em questão (por exemplo, todos os textos sobre o papa Francisco).

A outra mudança está no fim do post: são quatro recomendações de posts. Em “relacionadas”, as sugestões normalmente (mas nem sempre) são sobre tema semelhante ao do post que vocês estão lendo; “últimas do blog”, como o nome diz, são as quatro postagens mais recentes.

No entanto, nem todos os posts do blog já foram corretamente indexados. É um trabalho de formiguinha que está sendo feito aos poucos, pois são mais de 500 postagens feitas desde setembro de 2008. Até agora, estão devidamente classificados todos os posts de setembro de 2012 até hoje. Os textos anteriores ainda não têm tags nem estão alocados nas seções do blog. Aos poucos isso vai sendo feito.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]