• Carregando...
Recuperando algumas notícias de março
| Foto:

Depois de um mês de descanso, o Tubo de Ensaio está de volta. E, como prometido, trago algumas notícias que me chamaram a atenção ao longo de março.

• No começo de março o Vaticano organizou um grande congresso sobre a teoria da evolução, comemorando os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos de publicação de A origem das espécies. A cobertura do evento foi praticamente nula, e o site oficial não tem transcrições das palestras (apenas uns resumos em italiano preparados antes do congresso). Só consegui encontrar uma entrevista do arcebispo Gianfranco Ravasi a O Estado de S. Paulo, depois do evento. E há poucos minutos recebi o Templeton Report, newsletter da Fundação John Templeton, fazendo um balanço do congresso.

• Todo ano, o Papa dedica a primeira semana da Quaresma a um retiro espiritual (em 2006, perdi a chance de vê-lo na audiência das quartas-feiras justamente por causa disso). Este ano, o Papa ouviu do pregador da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa, logo no primeiro dia do retiro, uma meditação sobre “O Espírito, criador do cosmo e rejuvenescedor do homem”.

Divulgação / www.cantalamessa.org
O capuchinho Raniero Cantalamessa faz uma homilia, provavelmente em uma cerimônia de Sexta-Feira Santa no Vaticano.

A segunda parte do texto (transcrito na íntegra aqui) comenta a teoria do Design Inteligente, à qual o padre Cantalamessa parece simpático (assim como outras autoridades da Igreja, como o cardeal Christoph Schönborn). Não sabemos o que o Papa achou, mas de alguns escritos dele pode-se concluir que Bento XVI pende mais para Darwin que para o DI.

• Depois de visitar o museu da Arca de Noé na Inglaterra, o cético Michael Shermer resolveu conhecer o Museu da Criação, no estado norte-americano do Kentucky, e publicou em seu blog um papo de 25 minutos com a pesquisadora Georgia Purdom, que trabalha para o museu. O local é mantido por uma organização de criacionistas da Terra jovem (para quem o planeta tem mais ou menos 6 mil anos).

——


E, como eu havia prometido divulgar os eventos do Ano Internacional da Astronomia no blog, lembro que amanhã começa a maratona das 100 Horas de Astronomia, que vai até 5 de abril. Segundo a organização, são datas boas para observar especialmente a Lua e o planeta Saturno. Eu dei uma pesquisada na internet para descobrir eventos no Paraná, e consegui a lista a seguir. Lembro que ninguém precisa ter conhecimentos de Astronomia para participar, basta ter curiosidade!

Em Curitiba

No sábado, dia 4, haverá dois eventos diferentes. Às 13 horas, a turma da UTFPR promove observação do Sol com filtro solar, do planeta Vênus e apresentação de informações sobre como se calcula a data da Páscoa. O evento ocorre no Bom Jesus Centro e é dirigido a pais, professores e alunos da escola, e também comunidades carentes. Já a partir das 19 horas, haverá “Astronomia de calçada” em três pontos diferentes da cidade, sob a responsabilidade de clubes de Astronomia: na Praça Rui Barbosa, no SESC da Esquina, e na Praça Oswaldo Cruz.

Em Foz do Iguaçu

O grupo SpySky promove, na noite de sábado, observação com telescópios. Quem tiver um em casa também pode levá-lo para ajudar. Haverá distribuição de mapas celestes e a apresentação do vídeo Eyes on the Skies. O local é a Praça do Mitre/Avenida Jorge Schimmelfeng, no centro da cidade, e a observação começa às 19 horas.

Em Guarapuava (acrescentado às 17h43)

O Clube de Astronomia do Colégio Francisco Carneiro Martins faz sua estreia com observações públicas no sábado e no domingo, no Parque do Lago, a partir das 19 horas.

Em Londrina

No sábado, o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina e o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina promovem o “Na rua, de olho pra Lua” na Praça Nishinomiya (em frente ao aeroporto) a partir das 19 horas, com sete telescópios para a observação da Lua e dos planetas visíveis (Saturno e Júpiter, quando visíveis), exibição de vídeos e sorteios de brindes da Nasa.

Em Ponta Grossa (atenção, dom Sérgio!)

Nos dias 2 a 5 de abril de 2009, sempre das 18 às 22 horas, haverá sessões públicas de observação no Observatório Astronômico da UEPG. Mapas do céu serão distribuídos gratuitamente à população. Monitores estarão a disposição para explicar os mapas. Telescópios e binóculos ficarão à disposição da população. Mais informações aqui.

Em São Mateus do Sul

No dia 2, às 18h30, ocorre, na escola Gustavo Armbrust, o lançamento da exposição itinerante sobre Astronomia que percorrerá a cidade durante o ano. Na sexta-feira, dia 3, o grupo Arte com Ciência realiza sua observação pública mensal, em que os telescópios do grupo são levados a locais diferentes da cidade. O evento ocorre no Posto Castrovel.

Em Umuarama

O clube de Astronomia local promove “Astronomia de calçada” no sábado, dia 4, na Praça Miguel Rossafa, a partir das 20h30.

Se alguém souber de mais eventos, por favor deixe as informações (data, hora, local) nos comentários!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]