• Carregando...
Detalhe de uma obra de Fra Angelico descrevendo o encontro de São Domingos e São Francisco. Reparem na estrela sobre a cabeça do fundador dos dominicanos.
Detalhe de uma obra de Fra Angelico descrevendo o encontro de São Domingos e São Francisco. Reparem na estrela sobre a cabeça do fundador dos dominicanos.| Foto:

Um pouco de trivia no blog:

Hoje os católicos comemoram a festa de São Domingos. Dele eu sabia que era não apenas o fundador da Ordem dos Pregadores (cujos membros são popularmente chamados de “dominicanos”), mas também o promotor da devoção do rosário. O que eu não sabia sobre ele é que São Domingos também é padroeiro dos astrônomos e da astronomia.

Fui pesquisar e, até onde eu descobri, Domingos nunca esteve diretamente envolvido com essa ciência. No entanto, existe uma história segundo a qual, quando ele foi batizado, sua mãe, Juana, viu uma estrela pousada sobre o peito do menino. Outras versões colocam a estrela na testa de Domingos, e afirmam que quem a viu foi sua madrinha de batismo. Na iconografia católica, Domingos é representado muitas vezes com uma estrela não no peito, nem na testa, mas sobre a cabeça. Fra Angelico é um dos pintores mais célebres a retratar São Domingos dessa maneira.

Detalhe de uma obra de Fra Angelico descrevendo o encontro de São Domingos e São Francisco. Reparem na estrela sobre a cabeça do fundador dos dominicanos.

Detalhe de uma obra de Fra Angelico descrevendo o encontro de São Domingos e São Francisco. Reparem na estrela sobre a cabeça do fundador dos dominicanos. (Imagem: Reprodução)

São Domingos foi canonizado em 1234, mas não consegui descobrir quando ele foi declarado padroeiro dos astrônomos.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]