• Carregando...
Sua agenda para 2012
| Foto:

O primeiro post do Tubo neste novo ano, compreensivelmente, é uma agenda de eventos para 2012. Na verdade, é um esboço de agenda…

Divulgação
Congresso Latino-Americano de Ciência e Religião será na PUC-Rio. Difícil vai ser manter todo mundo assistindo às palestras…

O primeiro dos eventos é o mais acessível. Vocês já sabiam que o VII Congresso Latino-Americano de Ciência e Religião ocorreria no Brasil. Mas agora está confirmadíssimo: será na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, de 2 a 4 de outubro. A programação, a lista de conferencistas e os detalhes para apresentação de trabalhos ainda estão sendo definidos, mas os leitores do blog serão informados à medida que mais informações forem surgindo. Se vocês quiserem ter uma ideia de como deve ser o evento, confiram os vídeos do VI Congresso no YouTube. Como aperitivo, deixo a palestra do bioquímico chileno Rafael Vicuña (que também deu uma pequena entrevista ao blog):

Também ligado ao programa Ciência e Religião na América Latina, da Universidade de Oxford, já estão abertas as inscrições para um novo concurso de ensaios. O do ano passado era restrito a mestrandos, doutorandos e alunos do último ano de graduação. O de 2012 é mais amplo: qualquer membro da comunidade acadêmica (professor, aluno, pesquisador) pode participar. É claro que o candidato precisará comprovar sua filiação acadêmica, e o artigo deve ser inédito. O link acima tem todos os detalhes, e o prazo para enviar os textos termina em 15 de julho. Os três melhores ensaios serão premiados, com o vencedor levando mil libras esterlinas, ou quase R$ 3 mil.

Mudando de Oxford para Cambridge, o Instituto Faraday já divulgou seu calendário de cursos para 2012. O destaque é o curso de verão, de 8 a 14 de julho. O programa é um tanto diferente daquele que fiz no ano passado (apenas algumas palestras são as mesmas, como as de Peter Clarke e Ian Hutchinson; outros convidados que estavam em Cambridge em 2011, como David Lahti e John Wyatt, falarão de temas diferentes). E há convidados que eu adoraria ter a oportunidade de ouvir, como Alister McGrath, John Polkinghorne, Elaine Ecklund e Jennifer Wiseman. Ano passado, eu tive a felicidade de participar do curso graças a uma bolsa concedida pelo Instituto Faraday, que cobriu as despesas de viagem e hospedagem. As inscrições para bolsas já estão abertas: quem quiser se candidatar precisa ler as instruções com cuidado e preencher o formulário. Você vai precisar de três referências (chefes, orientadores, professores etc.), deverá escrever um texto curto explicando por que você deveria receber uma bolsa, e vai se comprometer com algumas iniciativas pós-curso, como a difusão do conhecimento adquirido em Cambridge.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]