• Carregando...
Retirado do próprio Facebook
Retirado do próprio Facebook| Foto:

你们好

Nimen hao,

 

“Internet é proibida na China! Vou ficar longe da minha família? Como vou fazer para falar com meus pais?”

Essas são mais algumas daquelas perguntas que recebo através deste blog. Minha resposta para todo mundo é: Calma, gente. Dá para acessar o Facebook e o Skype. Mais do que isso, não precisa!

Por falar nisso, todo dia aparece alguém saindo do Facebook, ou por que não tem mais saco para ler posts irrelevantes ou por que está ficando com medo de se expor demais.

Os mais jovens, assim como aconteceu com o Orkut, me parecem já estar migrando para outras redes sociais fugindo, literalmente, dos pais. Mariana, por exemplo, posta tudo no Instagram por que sabe que ainda não tenho o hábito de passar por lá. Aliás, segundo ela, o Instagram já está virando Estragam: mães e pais demais!

Confesso que, às vezes, também fico um pouco cansada de tanto “nada” que se posta no Face. Mas será que não é exatamente isso que procuramos nas redes sociais? Um “nada” que nos dá a sensação de fazer parte de um grupo e que ainda por cima nos permite ficar criticando e julgando todo mundo debaixo dos cobertores?

Como já comentei algumas vezes, não é permitido usar Facebook na China, embora haja, atualmente, um burburinho de que será liberado em breve. No entanto, todo expatriado que se preze usa um VPN para poder se conectar com o resto do mundo. E eu, obviamente, não sou exceção.

O Facebook é o nosso ponto de contato mais importante com o Brasil. É através dos posts e das opiniões dos nossos amigos que conseguimos sacar o clima do país. Revolta com os intermináveis engarrafamentos; tristeza com a violência nos estádios; indignação com os políticos; praia, sol, chuva, frio, calor, frases engraçadas de personagens de novela, enfim, pequenas coisas do dia-a-dia que acabam, juntas, compondo o cenário do país.

Esta semana, por exemplo, fiz o lançamento oficial da SGBS no Facebook. Emocionante é tudo que tenho a dizer! Diversos compartilhamentos, mensagens de boa sorte, indicação de pessoas interessadas em vir para China… que delícia!!! Ego lá em cima!

Mais do que isso. A SGBS nasceu dos meus relacionamentos no Facebook. Olhem só:

. A Nádia, amiga do Luiz da IBM com quem mantenho um elo de amizade através do Face sem nunca tê-la encontrado pessoalmente, me apresentou ao meu sócio, Sung Tien, seu professor em Campinas.

. A marca da SGBS foi criada pelo Cacau, um amigo de trabalho de mais de 20 anos que eu reencontrei no Facebook.

. O Phillipe, meu ex-cliente da Petrobras e amigo do Face, avaliou o layout do meu site e me deu grandes dicas para melhorar a navegação.

. Assim que dei “enter” no post de divulgação da SGBS no Face, minha amiga Sandra que mora em Doha nos Emirados Árabes “gritou” de lá: tem erro de português no post!!!!

. Hoje, eu tenho parcerias com a Leila com a Dinha ambas amigas de trabalho com quem mantive contato através do Face.  A Leila, eu não a via há exatos 20 anos!

. Atualmente, estou ajudando uma cliente dos meus tempos de propaganda, que hoje mora na Inglaterra, a decidir se aceita ou não a oferta de emprego que o marido recebeu para trabalhar na China. E como ela sabe que eu moro em Shenzhen? Através do Facebook, é claro.

Enfim, deu para entender a importância das redes sociais para nós que somos órfãos de pátria?

Por isso, queridos amigos do Facebook, deixo aqui meu muito obrigada por “compartilharem” conosco um pouco da vida de vocês e nos ajudarem a conviver com as saudades do Brasil.

 

Ainda bem que inventaram o Facebook

Ainda bem que inventaram o Facebook

 

Retirado do próprio Facebook

Retirado do próprio Facebook

再见

Zai Jian

 

Se quiser falar comigo, envie e-mail para christianedumont@hotmail.com

Se quiser acessar o site da Shenzhen Global Business Services, clique aqui. http://www.sz-gbs.com/#!sobre/cipy

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]