• Carregando...
Foto: Apneia Filmes/Divulgação
Foto: Apneia Filmes/Divulgação| Foto:
Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Domingo, 4, foi o último dia da feira ViverCom. Foto: Apneia Filmes/Divulgação

No domingo, 4, estive na feira ViverCom, no 2.º Espaço Veg organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira mostrando um preparo, pra variar, bem comum aqui em casa. Peguei uma receita do meu blog mais antigo (e ainda na ativa!) e adaptei para deixá-la mais fácil.

[Curta o Verdura sem Frescura no Facebook!]

Para você aproveitar melhor o tempo na cozinha, sugiro o seguinte esquema:

1. Comece drenando o tofu por uma hora, no mínimo. Ele deve perder de 100 a 200 ml de água. Antes eu deixava ele envolto em papel-toalha com um peso em cima. De uns tempos para cá acho mais fácil colocá-lo dentro do escorredor de macarrão e deixar um peso sobre ele, como um almofariz de pedra (uma espécie de pilão). Para o almofariz não destrui-lo, coloco um pratinho entre ele e o tofu. Debaixo do escorredor de macarrão, um bowl para coletar a água.

2. Enquanto o tofu é espremido, faça os tomates. Quando os tomates estiverem no forno, prepare a massa.

3. Para assar a massa, aproveite o forno que já estará bem quente por causa dos tomates. Coloque a massa para assar e faça o tofufort.

4. Monte e asse por mais 10 minutos se quiser servir quente.

Obrigada, meninas! A ajuda de vocês foi providencial! Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Obrigada, meninas! A ajuda de vocês foi providencial! Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Você pode deixar os tomates e tofufort prontos na geladeira e só fazer a massa no dia em que for fazer a torta. Eles duram cerca de cinco dias bem acondicionados.

Três em um: Torta de massa podre integral com recheio de tofufort e tomates ao forno

Torta de tomate e tofu. Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Torta de tomate e tofu. Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Massa

Esta receita eu adaptei do site Tudo para Vegetarianos. Rende quatro bases de tortas em formas de 20 cm de diâmetro. Com o restante da massa você pode assar como biscoito ou guardá-la na geladeira por cerca de dois dias. Faça uma bola e envolva em plástico filme para não ressecar.

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de aveia em flocos
1 + ½ xícara de água morna
½ xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de curry em pó
Uma pitada de sal

Modo de preparo
Reserve a farinha trigo integral em uma vasilha. Em um liquidificador, coloque a água e o azeite primeiro. Em seguida, a aveia, o curry e o sal. Bata até virar um creme bem espesso (e pegajoso). Este é o grude da nossa massa podre. Despeje na vasilha com farinha de trigo e mexa com uma colher até incorporar. Amasse o restante com as mãos, sem trabalhar a massa ou sovar, porque a ideia é que ela fique quebradiça.

Vai ficar macia e um pouco “esponjosa”. Unte uma forma com fundo removível. Abra uma parte da massa com o rolo de macarrão em cima de um plástico filme mais ou menos do tamanho da sua forma e com cuidado transfira a massa para a forma, com a parte do plástico virada para cima. Aperte delicadamente para dar o formato da forma e tire o plástico. Arrume as bordinhas que ficarem faltando ou sobrando, cuidando para não ficar muito fina.

Asse em forno pré-aquecido a 200 graus C por 20 minutos com um peso em cima e depois por mais 10 minutos sem o peso. Ela deve ficar seca e crocante, em parte por causa da medida de óleo e em parte porque vai aveia.

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

As outras partes desta receitas estão com medidas para uma torta de 20 cm de diâmetro apenas. 

 

Tofufort

Uma receita apenas deste creme basta para rechear uma torta de 20 cm de diâmetro. Para fazer esta torta, prefira azeite de oliva, que não solifica na geladeira. Veja a receita completa: www.bit.ly/tofufort

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

 

Cobertura de tomates ao forno

Esta medida basta para uma torta (mas eu sempre aconselho fazer mais para ter na geladeira e salvar uns almoços)

Ingredientes
500 gramas de tomate-cereja

1 cebola pequena cortada fininha
2 dentes de alho
Shoyu a gosto
Aceto balsâmico a gosto (eu uso uma redução que é vendida pronta no mercado; fique de olho nos ingredientes para evitar o corante caramelo*)
Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo
Fure os tomates-cereja e coloque em uma assadeira com a cebola e o alho. Tempere com shoyu e aceto balsâmico e regue com azeite de oliva. Asse em forno pré-aquecido a 250 graus C por 30 minutos ou até ficarem mais secos.

*A marca La Pastina não apresenta o corante caramelo entre os seus ingredientes.

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

***

Você estava lá ou gostaria de ter estado? Dúvidas, considerações, comentários e sugestões nos comentários abaixo, por favor!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]