Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
“Estar atento aos diversos tipos de descanso é essencial para sua saúde mental e produtividade.”
“Estar atento aos diversos tipos de descanso é essencial para sua saúde mental e produtividade.”| Foto: Pexels.

Você já parou para pensar em quais tipos de descanso você dá mais ou menos ênfase?

Pode parecer estranho falar em tipos de descanso. Geralmente, pensamos em descanso como algo único: aquele período onde desligamos do trabalho e lemos um livro, assistimos um filme, ficamos com a família. Ou simplesmente não fazemos nada.

Ter em mente tipos diferentes de descanso me chamou atenção justamente porque, já há algum tempo, tenho dado ênfase para a importância da saúde mental dentro das empresas. E descansar tem tudo a ver com saúde mental.

Nem todo descanso é igual e tem o mesmo objetivo. O equilíbrio mental e físico é resultado não apenas do quanto descansamos, mas de como fazemos isso. O tipo mais comum de descanso e aquele que mais vem à nossa mente é o descanso físico. Aqui, podemos descansar de forma ativa - praticando ioga ou alongamento, por exemplo -, ou de forma passiva - dormindo ou tirando um cochilo.

Igualmente importante ao descanso físico é o descanso mental. Todos já sentimos como se nossa cabeça estivesse sobrecarregada. Isso faz com que não consigamos pensar direito, o que afeta diretamente a nossa tomada de decisão. Fazer pausas periódicas durante o trabalho é fundamental para ganhar clareza mental.

É importante também estar atento ao descanso sensorial. As telas de nossos computadores e smartphones podem parecer inofensivas, mas podem nos fazer nos sentirmos sobrecarregados. Ter momentos de privação de telas é fundamental para se sentir desconectado e diminuir o nível de sobrecarga mental.

Outro tipo de descanso para prestar atenção é o descanso criativo. Esse tipo de descanso te dará energia extra se você precisa resolver problemas complexos. Uma das formas de atingir o descanso criativo é ter momentos leves de contemplação ao ar livre. Além desses momentos, contemplar trabalhos criativos é importante. Apreciar um filme ou uma obra de arte ajuda a oxigenar as ideias.

Além dos descansos já mencionados, dê importância também ao descanso emocional. Por diversas vezes, guardamos para nós sentimentos que nos deixam cansados e nos fazem sofrer. Colocar para fora esses sentimentos é essencial para não se sentir emocionalmente sobrecarregado. Você pode conversar com seu parceiro ou parceira ou fazer terapias regulares.

O penúltimo tipo de descanso é o descanso social. Alguns tipos de relações podem se tornar pesadas. Normalmente, essas relações envolvem “pessoas tóxicas”. Sendo elas tóxicas ou não, é saudável para nós nos cercamos de pessoas que nos coloquem para cima e que nos façam nos sentirmos bem.

Por fim, precisamos também do descanso espiritual. Não importa aqui qual a sua religião. Precisamos, no fim do dia, sentir um senso de pertencimento e propósito, seja ele qual for. Esse senso nos ajuda a continuar motivados, acreditando que estamos colocando nossa energia em algo muito maior do que nós mesmos.

Você já parou para pensar nos mais diversos tipos de descanso? Consegue colocar em prática alguns deles durante a semana? Estar atento aos diversos tipos de descanso é essencial para sua saúde mental e produtividade.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]