Entre praias e montanhas da Garden Route
Raphaella Requiao
Montanhas majestosas que nos acompanham por todo trajeto da Garden Route

Depois de deixarmos Stellenbosch, partimos para fazer a famosa Garden Route, uma estrada conhecida por suas paisagens de cinema, montanhas maravilhosas (essas realmente são cênicas) e praias charmosas. A “Rota dos Jardins” tem cerca de 300 km e vai de Mossel Bay até Porth Elizabeth, porém, de Cape Town até Mossel Bay vao mais 379 km.

Mossel Bay é a cidade dos esportes radicais

Nos primeiros quilômetros encontramos cidadezinhas lindas, pequenas e muito organizadas. Todas, por menores que sejam, têm um centro de informações preparado para nos indicar qualquer coisa, inclusive fazer ligações para saber da disponibilidade de hosteis, hotéis e lodges, por exemplo. Muito bom! Aliás, em todas as cidades que chegamos nossa primeira parada é lá, para pegarmos o mapa local, acharmos um hostel e então decidirmos a programação a seguir. Uma mão na roda para os viajantes.

Leões de Zorgfontein

Lição de viagem: procure chegar às cidades sempre até às 17h, para pegá-los abertos e não ser pego desprevenido. A maioria dos postos fecham entre 17h e 18h. Chegar a uma cidade desconhecida à noite, cansado, sem mapa, sem lugar para dormir é, no mínimo, desconfortável.

Leão recém-nascido exausto depois de brincar com turistas

Mossel Bay
Não conseguimos cumprir a primeira lição de viagem na primeira cidade – Mossel Bay. Chegamos tarde e tudo já estava fechado. Como sou uma devoradora de folhetos, mapas, flayers e tudo que pode nos dar informações legais sobre os lugares e suas atrações, eu tinha um mini livro com endereços de alguns hosteis. Foi o que nos salvou. Passamos algumas horas na cidade que é conhecida por ser cheia de opções para quem gosta de esportes de aventura. Não fizemos nada disso (rs) e fomos à procura de “emoções selvagens”. Andar com leões, brincar com leão recém-nascido e alimentar elefantes.

Sebastian Martinez
Atraídos por pedaços de carne os leões vão sendo adestrados

Em boa companhia
Quem disse que leões não podem ser boas companhias para uma boa caminhada no meio do mato? Em Zorgfontein, pertinho de Mossel Bay, é possível fazer isso, caminhar com eles – livres, leves e soltos. Foram dois leões jovens (com os mais velhos não é possível, pois segundo o guia, são imprevisíveis e difíceis de controlar), acompanhados por três “adestradores” e mais o guia.

Hora do almoço!

Apesar dos leões estarem o tempo todo atrás de varas com pedaços de carne, a sensação de estar pertinho deles e de até poder tocá-los é encantadora. No segundo momento fomos para uma reserva privada chamada Botlierskop “brincar” com um leão bebê. Lindo demais! Para terminar nossa aventura do dia fomos ainda alimentar elefantes. Melecada (rs), mas uma experiência bem bacana.
Não caia em falsos safáris!
Para quem tem o sonho de fazer um safári na África, a África do Sul não é o local mais indicado. Aqui existem muitas reservas naturais privadas, como essa, que oferecem Safáris de um dia ou mais, não tão baratos, com animais que não estão realmente soltos, no seu ambiente natural. Muitos são comprados e trazidos para fazer a alegria dos turistas. A experiência acaba não sendo de tudo ruim, mas nada muito diferente de um Simba Safári. Cuidado para não cair em roubadas!
Se você quer fazer um Safári na África do Sul, procure ir para a Reserva Natural Kruger, com uma extensão 1.863 km. Lá sim, é uma reserva natural e o Safári é verdadeiro.

Ostras de restaurante Oystercatcher, em Knysna

A cidade das Ostras
Knysna, a 500 km de Cape Town, onde ficamos duas noites por puro cansaço, é uma cidade charmosa que fica entre montanhas e lagos, uma baía com lindas vistas, praias e um waterfront muito charmoso, cheio de lojas e restaurantes gostosos. Inclusive o mais famoso de ostras – o “Oystercatcher”. A cidade é a maior produtora de ostras do país.

Cango Caves, um dos locais mais visitados da África do Sul

Cavernas de 20 milhões de anos
Mais descansados e já voltando para Cape Town paramos numa “Farm Stall”, uma pequena fazenda familiar no caminho para almoçar. Adivinhem qual foi o menu? Hambúrguer de carne de avestruz com um pão caseiro muito bom! Aliás, na região é muito comum essas “fazendinhas” com comida caseira e regional. Recomendamos a parada! Seguindo viagem paramos em Oudtshoorn para visitar as Cango Caves, cavernas esculpidas naturalmente em rochas de calcário que começaram e se formar há 20 milhões de anos. O local é considero uma das 7 maravilhas da África do Sul. Vale a parada!

**********************
Nosso próximo destino: Tanzânia – Dar es Salaam, Arusha e o verdadeiro Safári da África!

Venha com a gente nessa viagem: raphaeseba@gmail.com e acesse Facebook