Grécia: ilhas da fantasia!
Pôr do sol em Oia, Mikonos

Não é a toa que um dos meus sonhos era conhecer a Grécia. Por tudo que lia, pelas fotos que via, a Grécia superou e muito minhas expectativas. Tirando o impacto de chegar na Europa e começar a gastar em euro, nossos 12 dias aqui foram sensacionais. Os gregos têm personalidade forte, o país tem. Impossível passar em branco.

Saímos da Turquia, de Ephesus, de ferry direto para a Ilha de Samos. A ideia era fazer apenas um pit stop rápido e seguir viagem para Mikonos, Santorini e Atenas. Mas, os imprevistos acontecem e como era sexta-feira e feriado nacional, os ferrys entre uma ilha e outra só voltaria a funcionar na outra segunda-feira.

Literalmente estávamos ilhados. Juro que me bateu um certo desespero porque a passagem para Roma já estava marcada, comprada, não tínhamos muito tempo e eu precisava realizar meu sonho de conhecer Mikonos e Santorini. Não teve jeito, avião de Samos para Mikonos saía muito caro e a solução foi relaxar e aproveitar para conhecer Samos, pagar a multa e remarcar a passagem para Roma.

Arquivo pessoal
Petros foi nosso anjo da guarda em Samos

Já na chegada a Samos, saímos do porto perdidos como cegos em tiroteio e caímos numa agência de viagem que fica em frente. Foi lá que conhecemos Petros, um ser humano SENSACIONAL que nos acolheu e nos deu todas as dicas que precisávamos para passar, e bem, nossa temporada, não só em Samos, mas em toda Grécia. Deixamos as mochilas na agência enquanto fomos resolver a vida. Hotel escolhido, barriga cheia(recomendamos o restaurante indicado por Petros chamado Zen que fica na mesma rua da agência), passagem trocada, moto alugada e agora é só curtir! Sim, essa é uma dica valiosa. A melhor opção aqui nas ilhas da Grécia é alugar uma moto, uma scooter ou um quadricículo. Barato, cerca de 15 euros a diária e te dá liberdade de ir e vir, fácil de estacionar e com segurança. No entanto, para alugar uma scooter é preciso ter carteira habilitada para moto (não precisa ser a carteira de motorista internacional). Como nós não tínhamos, alugamos um quadricículo que fez a vez. Passamos 2 dias percorrendo a ilha e aproveitando a praia. Samos em si não tem muita coisa, a comida é boa, o vinho local é barato e muito bom (para meu modesto paladar) e as praias são bonitas, porém a água é gelada e areia não existe, é pedra mesmo e são enormes!

Em Samos as pedras tomam lugar da areia

Ferrys
O transporte entre as milhares de ilhas da Grécia pode ser de avião (muitas tem aeroporto) ou de ferry. A opção mais em conta é o ferry que não são “balsas” como temos no Brasil, são verdadeiros navios que transportam de tudo. Os ferrys costumam ter diversos horários e categorias e dependendo do trajeto e do modelo, podem ser de alta velocidade ou não. Nós pagamos nos ferrys que pegamos 9, 38 e 52 euros. Quando a viagem é noturna, como a que fizemos de Santorini para Atenas (duração de 9 horas) é possível pagar mais e dormir em cabines. Não foi nosso caso, estendi uma canga no corredor, minha mochila na cabeça e dormimos ali mesmo, como a maioria faz.

*A Blue Star Ferrys é uma das empresas que fazem as rotas entre as ilhas.

Paisagem típica da Ilha de Mikonos

Mikonos – como viemos ao mundo!
Que sonho de lugar! Muitas vezes crescemos olhando fotos, documentários e filmes sobre os lugares e quando chegamos lá para conhecer, não é nada daquilo. Mas em Mikonos não é assim. Tudo que eu imaginava estava lá. As casinhas brancas com janelas azuis e vermelhas, ruas estreitas, povo alegre e bonito e praias lindíssimas (de água gelada!). A ilha é badalada, sinônimo de festa e diversão e local preferido dos homossexuais. Bares e restaurantes chiquérrimos, hotéis de alto padrão, lojas de marca e joalherias que ocupam espaço nas casinhas brancas de janelas azuis se esparramam pelo centro da cidade até a costa convidando para um drink ao pôr do sol. O mercado de luxo aqui é forte!

Arquivo pessoal
o Pôr do sol em Mikonos também é um espetáculo a parte

Onde ficar:
Como costumamos fazer para buscar onde dormir, achamos num desses sites de busca de hotéis, (Hostel World, Hostlling International, hoteis.com ou booking.com) o Akrotiraki(em Magali Amos), que parecia bom, por 17 euros a diária(em promoção), para os dois, com café da manhã. Quase inacreditável, muito bem localizado, a 5 minutos do centro, de frente para o mar.

Arquivo pessoal
Super Paradise tem um verdadeiro clube de praia esperando pelos turistas

Outra opção para quem quer ficar mais perto das praias badaladas, mas longe do centro, é o hotel Paradise Beach Resort que tem camping e cabanas por 10 euros por pessoa e fica em frente à praia chamada de Paradise. O hotel oferece um verdadeiro Club com diversos restaurantes, lounges, cadeiras, música e festa, dia e noite, aberto ao público.

Nú com a mão no bolso!
Outra praia badalada é a Super Paradise, bem parecida com a Paradise, com sol, mar, festa todos os dias a partir das 16h, diversos bares, cadeiras e tudo mais que você imaginar e não imaginar! Digo isso porque foi a primeira praia que fomos e logo de cara, ao estender a canga na areia (uma areia de pedrinhas pequenas) imaginem o meu susto ao olhar diversos “senhores”, totalmente nus, como vieram ao mundo, tomando sol e conversando, imagino que como numa praia de nudismo (que nunca estive)??? Meus olhos percorreram o local discretamente e foi então que percebi algumas mulheres de top less e outras, em menor número e mais velhas, também nuas. E detalhe, todos convivendo naturalmente, uns vestidos, outros semi-vestidos e outros nus completamente no meio de locais e turistas.

Arquivo pessoal
Pessoas nuas na praia, em Mikonos, é normal

Era engraçadíssimo reparar no susto dos recém-chegados turistas desprevenidos como eu ao ver os peladões gregos.

Petros, nossos amigo da agência de Samos já havia nos dito que na Mikonos tudo é possível e que o nu não é tabu. É possível tirar a roupa no meio da rua sem que ninguém olhe e se impressione. Confesso que tivemos algumas “visões do inferno” (rs) mas me senti um bicho do mato. Liberdade pra dentro da cabeça, já!!

Arquivo pessoal
Antes, durante e depois do pôr do sol em Oia, a ilha transborda boas energias

O sonho de Santorini

Bom, difícil dizer quais das duas ilhas, entre Mikonos e Santorini, eu gostei mais. Mikonos é sinônimo de luxo, praia e festa; Santorini é charmosa com o pôr-do-sol mais lindo que eu já vi na vida. Ilha dos meus sonhos, sem tirar em pôr.
Santorini impressiona já na chegada. Do ferry era possível ver a cidade construída no alto das rochas vulcânicas. Cerca de 3.600 anos atrás, um vulcão destroçou o local que originou a região com a forma que tem hoje. Ilhas em volta de uma caldeira submersa. Paisagem de filme de perder a respiração.

Cratera, Santorini

A Grécia em geral não é barata e comer pode ser uma fortuna para nós Brasileiros. Porém, dormir não é necessariamente caro. Tivemos sorte, talvez, mas encontramos lugares com um custo benefício muito bom, simples e bem localizados. Em Santorini ficamos em Fira, no hotel chamado Villa Toula. Fira é a região da ilha que recomendamos ficar para quem não quer gastar muito e ao mesmo tempo estar perto de tudo.

Oia, Santorini

O famoso pôr do sol fica em Oia, distante uns 25 minutos de Fira, mas lá os hotéis são de conto de fadas e caros, bem caros. A dica da moto que alugamos em Samos serve também para Mikonos e Santorini, barato e fácil. Ônibus funciona bem e não é caro, mas os horários são limitados e taxi é caro, em comparação com a diária da moto.
Passamos 3 dias, duas noites encantadoras na ilha que foram ideais, mas não suficientes. Passaria uma semana ali recebendo a energia daquele lugar.

A grande dica aqui é: não deixe de contemplar, se possível todos os dias, o pôr do sol em Oia, sente num restaurante ou bar bem localizado, tome um bom vinho e se deixe emocionar! Depois vá jantar num dos milhares restaurantes que existem na região e muitos com vistas sensacionais da cratera. Vale também descer as escadarias de Oia para comer um peixe fresco, escolhido na hora, no restaurante Cathina.

Areia vermelha de origem vulcânica da Red Beach, em Santorini

Durante os dias, com o quadricículo que alugamos por 15 euros percorremos a ilha toda, passamos por Pirgos, Kamari,Profiti Llia, Perissa e Akrotiri. Em Akrotiri fica a Red Beach, praia de areia vermelha com pedras vulcânicas. Em Perissa existem várias praias bonitas também, mas a areia é mais escura. No último dia, descemos as escadarias de Fira até o porto velho e pegamos um barco para um passeio pela cratera, uma visita ao centro do vulcão, um banho rápido em águas termais e enfim, o por do sol no barco, em meio à cratera.

Arquivo Pessoal
Ilha onde está o centro do vulcão, em Santorini
Arquivo pessoal
Casa típica das ilhas gregas
Vista de Oia, com a cratera ao fundo

********************

Nosso próximo destino: Atenas!

Venha com a gente nessa viagem: raphaeseba@gmail.com e acesse Facebook