• Carregando...
Praga é a obra prima da Europa
| Foto:
Arquivo pessoal
Praga – Galeria de arte noturna, Praça da Cidade Velha

É redundante dizer, mas não tem como evitar porque é unânime: Praga é, se não a mais, uma das mais lindas cidades da Europa. Estamos encerrando nossa jornada pela Europa e pelos 11 países que conhecemos Praga está perto do topo. Minhas favoritas são Paris, Praga, Santorini, Amsterdã, Londres, e não necessariamente nessa ordem. Cada uma têm suas particularidades, mas são especialmente lindas.

Caminhar por Praga é como andar em uma galeria de arte a céu aberto, é um encanto a cada esquina. É preciso cuidar para não cair porque é impossível não ficar embasbacada olhando para o alto vendo a arquitetura renascentista, românica, clássica, gótica, barroca e moderna que fazem da Capital da República Tcheca uma obra prima.

Arquivo pessoal
Ponte Carlos sobre o Rio Vltava, no alto a colina de Hradcany e o Castelo de Praga

A melhor forma de conhecer a Praga é a pé, caminhando e se perdendo pelas ruazinhas medievais. A cidade se espalha ao longo do Rio Vltava e é bem fácil de se localizar. Do lado oeste do rio no bairro de Hradcany está o Castelo de Praga – Pražký Hrad que é sede do governo presidencial da República Tcheca e a Catedral gótica de São Vito, construída no século XIV. Não esqueça de caminhar pela ruela Dourada, um vilarejo com casinhas típicas onde moravam artesãos e artistas como Kafka, em 1916. Reserve uma boa parte do dia para o Castelo. Há diversos tipos de entradas e preços. Para vê-lo deslumbrante, à noite é a melhor pedida e de preferência da Ponte Carlos – Karluv Most. Abaixo da colina de Hradcany está um charmoso bairro chamado Malá Strana que vale ser desvendado.

Segundo cartão postal depois do Castelo, a ponte Ponte Carlos de estilo gótico foi construída em 1357 e liga o lado oeste ao leste da cidade. Ali só passam pedestres e durante o dia o fluxo de turistas, artistas de rua e músicos que circulam e se instalam por ali impressiona. Não é por menos, a ponte é pitoresca, romântica e a vista convida a sentar ali e ficar horas vendo a vida passar! À noite é ainda mais linda.

Arquivo pessoal
Ponte Carlos também chamada de Karluv Most

Ficamos hospedados em um hostel chamado Hostel Bridge,barato, com cozinha, quarto privado e banheiro compartilhado que ficava a 100 metros da ponte, no meio da confusão de turistas. Não fosse o barulho em baixo da nossa janela, seria mais que perfeito. Falando nisso, Praga ainda é incrivelmente barata. Foi aqui que tivemos o almoço mais barato da viagem, 8 euros para os dois com bebida (sem falar no cheesebuger do Mc Donald´s por 1 euro). A República Tcheca tem sua própria moeda e por isso talvez ainda seja acessível.

Do lado leste da ponte estão outras grandes atrações, como o bairro Staré Mesto, o bairro judeu (Josefov), o Nové Mesto a Praça da Cidade Velha (Staroměstské Námesti). Ao redor da Praça a cidade ferve, com artistas de ruas, bares, barzinhos, botecos e restaurantes, lojas, lojinhas e lojões, igrejas, conventos, torres e tudo mais. Ali está também o famoso relógio astronômico que em cada hora cheia bonecos representando os 12 apóstolos saem das janelas em procissão e uma caveira representando a morte bate o sino. Pertinho dali está o museu de Franz Kafka e a casa onde morou e o Museu do Comunismo.

Arquivo pessoal
Praça da Cidade Velha e o relógio astronômico

A poucos metros da Praça da Cidade Velha está o Bairro Judeu Josefov com a Old New Synagogue, uma das mais antigas da Europa, o Jewish Museum, a Spanish Synagogue, e o mais impressionante, o The Old Jewish Cemetery, do século 15, onde cerca de 12 mil lápides estão aglomeradas uma em cima da outra. Ao lado do Cemitério está a Sinagoga Pinkas que hoje é um memorial do Holocausto com os nomes escritos a mão dos mais 70 mil judeus tchecos mortos pelos nazistas.

Arquivo pessoal
Teatro de Marionetes – Don Giovanni

Depois de se deliciar pelas “ruas-galerias” da cidade durante o dia, não pense em dormir cedo porque a vida, à noite, em Praga é das mais agitadas. Do jazz à ópera, ao ballet, ao teatro de marionetes, tudo está disponível num menu difícil de escolher. Nós fomos assistir um teatro de marionetes no National Marionette Theatre Prague que faz uma reprodução da ópera Don Giovanni (Mozart compôs especialmente para Praga), mas confesso que não gostamos muito. Era muito longo, cerca de duas horas de ópera de bonecos. Eles são lindos, a maneira com que as pessoas dão vida às marionetes encanta, mas duas horas foi demais. Aliás, a cidade inteira está repleta de lojas de marionetes e artistas de rua que divertem os turistas com os bonecos.

Comprar comprar…
Vai ser impossível estar em Praga e não reparar nas vitrines das lojas de vidros e cristais Boêmia. Uma mais incrível que outra, elas movimentam a economia do país. Outra coisa que queríamos ter comprado e obviamente não deu.

Arquivo pessoal
Vitrines de umas das lojas de cristais e vidros de Praga

Comer comer…
A comida em Praga pode ser barata se você evitar os lugares mais turísticos. Nas barraquinhas de rua é tradicional ver muita carne de porco rolando no fogo, salsichas típicas da região com mostarda e pão. Nos restaurantes o tradicional é o goulash (um tipo de carne de panela com um molho grosso) com knedlike, um bolo de pão macio e fatiado. Ninguém passa fome!! Além da comida típica fácil de encontrar em toda esquina fomos num restaurante japonês maravilhoso chamado Yami. Recomendamos para quem é viciado como nós!

Arquivo pessoal
Lojas em Praga vendem marionetes de todos os estilos e tamanhos
Arquivo pessoal
Vista de Praga da Ponte Carlos. A cidade merece um passeio à noite
Arquivo pessoal
Vista de cima da torre do relógio astronômico da Praça da Cidade Velha. Vale subir!
Arquivo pessoal
Relógio Astronômico de Praga
Arquivo pessoal
Catedral gótica de São Vito
Arquivo pessoal
Interior da Catedral de São Vito
Arquivo pessoal
Ruela Dourada, um vilarejo onde morou Kafka
Arquivo pessoal
Ponte Carlos vazia só tarde da noite
Arquivo pessoal
Artistas de rua tomam conta da Ponte Carlos e atraem os turistas
Arquivo pessoal
Vista de cima do relógio astronômico, ao fundo o Castelo de Praga
Arquivo pessoal
Praga da Ponte Carlos
Arquivo pessoal
Nós cruzamos a Ponte Carlos várias vezes por dia, todos os dias

********************
Nosso próximo destino: Veneza!

Venha com a gente nessa viagem: raphaeseba@gmail.com e acesse Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]