• Carregando...
Saúde, passaporte e vistos
| Foto:
Juliana Stock
Aquarela de despedida feita pela minha amiga Juliana Stock com um texto lindo e emocionante de sua autoria

Galera, o coração agora está apertado mesmo. Esses últimos dias foram de despedidas, de um “até breve” para a família, para os amigos, para meus filhos de quatro patas, para a casa, para o armário! Eeee vidão lindo!!
Vou deixar o que não é tão bom de lado e falar sobre os próximos passos que prometi antes de embarcarmos amanhã, dia 16, para Johannesburgo, África do Sul.

Passaporte para o mundo!
Depois de decidirmos quando seria a partida, rascunharmos o roteiro e levantarmos o orçamento, chegou a hora de pensar nos documentos necessários para viajar. Os dois mais importantes são o passaporte, com um bom prazo de validade, e os vistos. Sem eles, não se vai a lugar nenhum!
O passaporte é fácil. Basta entrar no site da Polícia Federal, preencher o formulário, agendar horário, pagar a taxa (que hoje está em R$ 156,07), e pronto. Após ir até a Polícia, assinar e tirar aquela terrível foto, o passaporte novo chega em uma semana.
Atenção: faça com antecedência, pois principalmente em época de férias, é comum conseguir uma data apenas para o mês seguinte ou até mais. E lembre-se, para pedir os vistos, é preciso ter o passaporte em mãos.

Vistos
Numa viagem longa como a nossa, pesquisar sobre os vistos necessários para cada país é muito importante. Mais importante ainda é saber a previsão das datas de entrada em cada país, porque a maioria dos vistos costumam ter um prazo de validade de 90 dias. Isso nos obrigou a tirá-los durante a viagem. A orientação é buscar o consulado do país durante a viagem e fazer a solicitação. Vamos ver se vai dar certo! Estou saindo apenas com o visto americano, que tem validade de 5 anos, e com o da Jordânia, com validade de três meses. Muitos países dão autorização de entrada no próprio aeroporto.

Alguns países que sei que precisam de visto:

*Estados Unidos
*Canadá
*Jordânia
*Índia
*China
*Japão
*Austrália
*Vietnã

Dica: Existem empresas em Curitiba especializadas em vistos. Pelo site delas é possível fazer a pesquisa por país, se é necessário visto, os documentos exigidos, o prazo de validade, informações de contato dos consulados, inclusive os custos.
Pesquisei nesses sites, entrei em contato com o consulado da Jordânia, em São Paulo, por exemplo, enviei o passaporte pelo correio com os formulários e foto, e recebi em três dias. Foi muito simples e não precisei pagar taxas de serviço para as empresas, apenas as consulares. Foi muito mais barato!

Saúde para viajar é fundamental!
Essa é a dica que eu quero muito passar para vocês. Muita gente não sabe, mas existe uma especialidade médica chamada de “Medicina do Viajante”. Essa foi a melhor descoberta que fiz para a viagem. Eu sabia que teria que procurar um infectologista para me informar sobre as vacinas importantes, além de alguns outros cuidados. Foi então que li uma matéria sobre infecção com o depoimento de um médico infectologista especialista em doenças de viagem. Bingo! Era isso que estava procurando.
Fiz a consulta de mais de uma hora. Saí com alguns exames de sangue para fazer, uma lista enorme de vacinas, muitas recomendações sobre água, malária, repelentes, alimentação, aventuras, medicamentos, receitas, enfim, tudo necessário para ficar tranqüila no quesito saúde.
Aqui é possível encontrar o médico especialista mais perto de você.

Intermináveis Vacinas
Nos últimos dois meses andei praticamente toda a semana com os braços doloridos de tanta vacina. Claro que todas foram prescritas pelo médico, de acordo com o resultado do meu exame de sangue. Apenas uma vacina é obrigatória em muitos países – a febre amarela. É necessário pegar o Certificado Internacional de Vacinação Contra Febre Amarela, dado pela Anvisa. É possível pegá-lo no Aeroporto. É gratuito e fica pronto na hora. É bom fazer o pré-cadastro para adiantar o serviço.

Relações de vacinas prescritas para mim:
*Hepatite A
*Hepatite B
*Tríplice Viral
*Febre Tifóide
*Meningo ACYW
*dTPa adulto
*Raiva
*Dukoral
*Gripe

Dica: procure um médico com pelo menos um mês e meio de antecedência. Muitas vacinas precisam de mais de uma dose e pode ser necessário fazer exames antes. Algumas delas podem ser tomadas nos postos de saúde, outras somente em clínicas particulares.
O Dukoral, indicado contra a cólera e diarréia do viajante, parece que não será mais fabricado no Brasil.

Seguro de Saúde
Viajar com um bom seguro de saúde também é imprescindível. Segundo orientações médicas, pesquisei valores em três boas empresas. Você pode contratar direto pelo site ou via agências de turismo.

Travel Ace
Assist Card
Vital Card

No próximo post vou contar como foi a experiência de fazer a mochila para um ano de viagem, o exercício do desapego, o que levar e o primeiro destino: África do Sul.

Venha com a gente nessa viagem: raphaeseba@gmail.com e acesse Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]