• Carregando...
Um brinde a Barcelona
| Foto:
Arquivo pessoal
O Parque Güell era para ser inicialmente uma condomínio de casas. Gaudí viveu ali de 1906 a 1926

De tão fascinante, cativante, linda e agradável, Barcelona merece um brinde! Salud! Eu já tinha sido avisada sobre o magnetismo da capital da Catalunha e agora posso afirmar: dá vontade de morar aqui. É jovem, alegre, bonita, tem aquele clima de praia, bares, pubs, restaurantes, museus, igrejas, parques e é uma cidade amiga da bici, tem 180 km de ciclovia. Tudo que se pode desejar de uma cidade, Barcelona tem. Tá bom, posso estar exagerando, mas eu realmente gostei muito e nossa estadia foi maravilhosa.

Terminamos nosso tour pela costa sul da França e o Nelson, amigo de infância do Seba saiu de Barcelona para nos buscar na fronteira, em Perpignan. Ficamos na casa dele, em Figaró, 50 minutos de trem de Barcelona, no pé da montanha com um clima fresquinho e brisa de serra. Uma delícia, e ele? Um parceiraço, amigão. Nelson com certeza fez nossa passagem por Barcelona ser ainda mais gostosa e muito divertida. O Seba já tinha, mas eu ganhei um amigo.

Jornada pela Espanha
Primeiro passamos 6 dias em Barcelona, depois pegamos o carro emprestado e descemos para o sul. Passamos por Valência, Alicante e também pela região da Andaluzia (Granada e Marbella) até Algeciras, extremo sul, onde deixamos o carro no porto e pegamos o ferry para o Marrocos. Depois dessa pernada de 15 dias, voltamos para Barcelona para mais três dias, mas agora sem fazer nada! Por favor!!

Arquivo pessoal
Domingão de bike por Barcelona. Ao fundo, Praia de Barceloneta

A sedutora Barcelona
Fizemos tudo que todos fazem em Barcelona. Fomos à Sagrada Família, ao Museu Picasso, Museu de Cera, visitamos o Parc Guell, o Camp Nou, caminhamos na Rambla, entramos na Boqueria, percorremos o bairro gótico, fomos à Casa Battló e nos deliciamos com a arte e a genialidade de Gaudí espalhadas pelas ruas. Mesmo com tudo isso, o melhor que fizemos para curtir Barcelona foi alugar uma bicicleta no domingo e passear pela cidade inteira, durante todo o dia.

Arquivo pessoal
Passeio de bike até a Sagrada Família

Da Plaça Catalunya ao Port Vell, à praia de Barceloneta, Sagrada Família, Parc Guell (subida dura) e assim foi. Eu estava há muito tempo com vontade de alugar uma bike, mas ainda não tínhamos tido a oportunidade. Aqui tivemos a chance e sem querer escolhemos o melhor dia, domingo. Sugiro sempre o domingo porque as cidades costumam estar mais calmas, menos trânsito, lojas teoricamente fechadas, museus normalmente abertos. Sem contar que domingão é o dia de passear, tomar um sorvete, sentar no parque, ir à praia e por que não fazer tudo isso de bike? Nosso passeio nos proporcionou muitas cenas. Presenciamos o início de um carro em chamas num túnel pertinho do Porto (com direito a bombeiros, ruas fechadas, multidao e tudo mais), um cantor de rua daqueles de tirar o chapéu e ficar horas ali ouvindo e cantando, artesãos fundindo aço e fazendo esculturas, ou seja, Barcelona de Bike merece um brinde! Salud!

Arquivo pessoal
Carro pega fogo no túnel em Barcelona

Como curtir a cidade
Como as grandes cidades, Barcelona também está super preparada para receber os turistas e existem muitas empresas que alugam bicicletas e quase todas com valores bem próximos. Os postos de informações turísticas têm uma listagem disponível com todas as opções, preços e contato. Nós fomos na Barcelona Rent a Bike e alugamos uma de 5 a 11h, por 12 euros.

Outra dica bacana é planejar bem seu tempo e roteiro e se for viável comprar o Barcelona Card, que é um cartão com passagens de metrô livres, descontos na maioria das atrações, inclusive no aluguel de bicicletas e entradas gratuitas. Mas veja bem, só vale a pena se você for realmente entrar em um bom número de museus e usar bastante o metrô. O cartão, válido por 2 dias, custa 29 euros. Aliás, vale comentar que até agora, em todos os países que passamos, as entradas dos museus custavam uma média de 6 euros, mas em Barcelona essa média subiu consideravelmente, 12 euros. Bem caro para a quantidade de coisas que temos para ver aqui!

Arquivo pessoal
Tapas e sangria típicos da Espanha

Vamos sair tapeando?
Além de Barcelona ser uma delícia pelo clima, pela praia e pela arquitetura de Gaudí, a culinária também é uma perdição. Prato típico dos espanhóis, não deixe de experimentar as “Tapas”, que são como aperitivos variados, como por exemplo: camarões ao alho e óleo, fatias de pão com queijo, salame, tomate e azeitona, ou pão, queijo e ovo… ou ainda o que eu mais amei: uma fatia de pão de francês (na minha terra chama “cacetinho”) com abacaxi e queijo camembert. Hummmm! Aqui eles falam “sair para tapear”, pular de bar em bar experimentando tapas. Você escolhe quantos tapas quiser e com o que tomar. Sugiro uma sangria, bebida típica feita de vinho tinto gelado com pedacinhos de maçã, laranja, uva, abacaxi e soda de limão. Você não vai se arrepender!

Arquivo pessoal
Casa Millá, mais conhecida como La Pedrera, de Gaudí

Top 10
Como tenho feito nos posts de algumas grandes cidades que têm muitas coisas para ver e fazer, vou eleger alguns dos meus preferidos e contar um pouquinho sobre eles.

*La Boqueria: é o Mercado Municipal de Barcelona. Adoro visitar os mercados das cidades para sentir um pouquinho dos cheiros e sabores típicos de cada lugar. No de Barcelona, que fica na Rambla, também tem de tudo, sucos deliciosos, doces, frutas, peixes.

* La Rambla: um charmoso e movimentado calçadão que vai da Plaça Catalunya ao Porto, cercado de lojas de flores, mercados (inclusive a Boqueria), bares, cafés, estátuas vivas, malabaristas, músicos, pintores e tudo que você imaginar. No final da Rambla está a estátua de Cristóvão Colombo apontando para as Américas.

Arquivo pessoal
La Rambla e os artistas que se espalham pelo calçadão que vai até o Porto

* Playa de la Barceloneta: é a praia mais perto de Barcelona, dentro da cidade. Não é a mais bonita de todas as praias do mundo, mas é gostosa e faz sua função de praia: sol, areia, mar, barzinhos, calçadão.

* Barri Gótic: É onde está situada a cidade antiga de Barcelona. É caracterizado pelas suas ruas estreitas, escuras e com altos edifícios antigos. Picasso viveu e trabalhou no Barri Gotic de 1895 a 1904 e Joan Miró nasceu e viveu ali durante sua juventude.

* Palau de la Musica Catalana: não entramos porque achamos um absurdo o valor da entrada, mas gostaria de ter conhecido por dentro. É uma sala de concertos belíssima, obra centenária do arquiteto Lluís Domènech i Montaner, listada como patrimônio da humanidade pela Unesco. Uma opção é ver a agenda de espetáculos e conhecê-la em ação.

Arquivo pessoal
Port Vell, Barcelona

* Port Vell: o antigo porto foi reativado e abriga muitos cafés, restaurantes, lojas e o Aquário de Barcelona.Vale uma caminhada pela Rambla até o Port.

*Museu Picasso: o pintor passou parte de sua juventude na cidade e doou ainda em vida muitas obras que fazem parte do acervo do museu. Muito bom!

*Colina de Montjuic: No alto deste histórico morro, além da vista da cidade estão diversas atrações, como o museu da Fundació Joan Miró, o Poble Espanyol (um museu a céu aberto que explica a diversidade cultural espanhola através da arquitetura) e as instalações Olímpicas dos jogos 2002, como o Estádio Olímpico Lluis Companys, o Palácio Sant Jordi e as Piscinas Picornell. Lá ocorre também um espetáculo lindo da Fonte Mágica com apresentações diárias. Agora no verão elas acontecem a partir das 21h.

*Camp Nou: para quem gosta de futebol, vale a pena fazer uma visita ao estádio do Barcelona, o Camp Nou. Porém, ponha a mão no bolso porque é caro: 23 euros. A entrada disponibiliza a visita ao museu e ao estádio com sala de imprensa, coletiva, vestiário, cadeiras e se tiver sorte, o campo.

Arquivo pessoal
O terraço da Casa Batlló, de Gaudí representa a batalha de São Jorge contra o dragão

O amor pela natureza de Antoni Gaudí
Dentro dos top 10, Antoni Gaudí merece uma parte especial do post. A cidade de Barcelona conhecida como capital do modernismo catalão, é onde viveu e trabalhou o grande arquiteto responsável por inúmeras obras da cidade como o Templo Expiatório da Sagrada Família, o Parque Güell, a Casa Milà, também chamada de La Pedrera e a Casa Batlló.

Gaudí viveu grande parte de sua infância no campo e este contato frequente com a natureza foi um dos fatores que possivelmente inspirou o desenvolvimento de suas construções: a observação e análise minuciosa dos elementos naturais. Cada curva, cada vão, cada degrau tem uma solução brilhante e uma explicação genial.

Arquivo pessoal
Gaudí dedicou a maior parte de sua carreira profissional para construir a Sagrada Familia

* A Basílica i Temple Expiatori de la Sagrada Família é a obra-prima inacabada mais representativa de Gaudí, símbolo e cartão postal de Barcelona. Eternamente em construção e agora por uma legião de arquitetos e engenheiros, a previsão é de que fique pronta em 2020. Reserve pelo menos meio dia para ficar ali, sentado tentando desvendar todas as mensagens e elementos que Gaudí colocou em cada canto, principalmente na fachada.

* Parc Güell: inicialmente era para ser uma cidade jardim construída por Gaudí, mas depois do fracasso de vendas foi aberto ao público como jardim em 1926. Em 1984 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O Parque tem uma extensão de 17,18 hectares e em cada detalhe é possível ver as curvas e os elementos que caracterizam as obras do arquiteto. A vista é maravilhosa, tanto do parque, como da cidade.

Arquivo pessoal
Sala da Casa Batlló estimula os sentidos e a imaginação

* La Casa Batlló Foi a única das casas de Gaudí que entrei porque não precisei pagar (são todas caras – cerca de 18 euros, mas valem cada centavo). Com o áudio guia passei mais de 2 horas vidrada nas explicações de cada azulejo, cada cor, efeito e formas que Gaudi utilizou ali. A Casa Batlló, considerada a mais emblemática obra modernista do arquiteto, pertenceu à família Batlló que chamou Gaudi para construí-la em 1904.
A casa tem 5.000 m2, mais de 5 andares, uma fachada no alto que lembra a cauda de um dragão, uma área interna que remete ao fundo do mar cheio de afeitos e cores, uma sala que nos faz sentir na barriga de uma enorme baleia, sem contar que tudo por ele era construído para valorizar a luz natural. As janelas vão aumentando de tamanho a medida que se distanciam da luz e tudo isso sem uma linha reta. Impressionante. Como eles mesmos dizem: “uma joia arquitetônica” até para aqueles que como eu não entendem nada de arquitetura.

PS: Consumismo de plantão
Mesmo sem querer, um dia noos querido amigo Nelson me perguntou se queria ir a um outlet que tem aqui perto. Imaginem a resposta? Claaaaro!
Foi ai que descobri uma cadeia de outlets pela Europa chamada Chic Outlet Shopping Villages. Aqui em Barcelona e redondezas chama-se La Roca Village e existe um ônibus que parte do centro de Barcelona especialmente para levar os clientes para o outlet.

Arquivo pessoal
Fachada da Sagrada Família
Arquivo pessoal
Parque Güell
Arquivo pessoal
Casa Batlló

********************

Nosso próximo destino: Granada e Marrocos!

Venha com a gente nessa viagem: raphaeseba@gmail.com e acesse Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]