• Carregando...
Veneza é sedutora e misteriosa como um baile de máscaras
| Foto:
Arquivo pessoal
Veneza foi uma potência comercial a partir do século X e uma das cidades mais importantes da Europa

Falem o que quiser, que no verão tem cheiro ruim, que há multidões de turistas o ano todo, que é inflacionada, não importa. Veneza é linda, fascinante e diferente de tudo que já vimos. Mesmo com chuva, acredite, mesmo com chuva (pegamos dois dias de pura água em dois dias e meio), vale cada centavo e cada cotovelada recebida das milhões de pessoas que passam por lá. Veneza inspira romantismo. Famosa pelo Carnaval e pela tradição das máscaras que eram usadas pela nobreza para se disfarçar e então participar dos bailes do povo, paira no ar um sentimento de glamour, de mistério e sedução.

Arquivo pessoal
Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Veneza é famosa pelo seu Carnaval, Festival de Cinema, Bienal de Artes e pela fabricação de vidro

Já comentei que adoro cidades onde o principal é caminhar e se perder sem rumo. Veneza é assim. Pegue um mapa e encare o labirinto dos canais, becos, ruas, ruelas, pontes, pontezinhas, e ilhotas que te esperam. Aqui os carros, trens e caminhões foram trocados por barcos, botes, lanchas e gôndolas! O melhor é caminhar, porque pegar o barco – transporte público local não é nada barato, como tudo na cidade.

O principal é caminhar sem rumo, mas como toda cidade turística sempre tem alguns locais imperdíveis, históricos e fabulosos, não perca a Piazza San Marco e sua basílica, o Campanile e a Torre do Relógio. Dizem que a vista do Campanile é linda, mas não chegamos a subir por causa da chuva e da multidão que se aglomerava na praça.

Arquivo pessoal
Piazza San Marco e a Basílica com o mesmo nome ao fundo, principal ponto turístico de Veneza

A principal ponte da cidade é a Ponte Rialto, que antigamente era a única que ligava um lado do outro. Ela está sempre cheia de turistas e tem muitos comerciantes ali, é preciso respirar fundo e não desistir! Lembre-se que vale a pena!

Não fizemos o famoso e romântico passeio de gôndola adivinha por quê? Claro porque chovia, mas se não for excessivamente caro, deve ser lindo! As gôndolas são chiquérrimas e os gondoleiros elegantíssimos.

Arquivo pessoal
A Ponte de Rialto, construída em 1588 sobre o Grande Canal, é a mais antiga e mais famosa de Veneza

Bem, não sei se vocês são como eu, mas sou louca pelas máscaras de Veneza e obviamente me empaturrei de ver lojas e mais lojas com máscaras deslumbrantes de todos os tipos, estilos e preços. Fui certa de que compraria e comprei, ou melhor, compramos, três (estamos mandando em uma caixa pelo correio para o Brasil). Fomos à loja Camacana, que foi onde Stanley Kubrick escolheu as máscaras para o seu filme “De olhos bem fechados“. A loja é linda, as máscaras também e o mais gostoso é que eles deixam fotografar e experimentar tudo. Na maioria delas não se pode nem tocar, muito menos fotografar. É possível agendar também um curso para decorar a sua própria ou mesmo aprender a fazer uma. Pare alguns minutos em frente às vitrines das lojas de fantasia que são um espetáculo. Imagino que se vestisse uma daquelas poderia fechar o olho e me imaginar num dos bailes do século XVIII.

Arquivo pessoal
As lojas de Veneza vendem máscaras lindíssimas para todos os tipos de bolsos. Eu comprei essa!

Depois de andar por Veneza separe umas horinhas para ir até Murano, uma ilhota famosa pela arte em vidro e cristais. A ilha é pequena e tem muitas lojas e fábricas com objetos lindíssimos. Você pode pegar o barco ali mesmo em algumas das principais paradas.

Arquivo pessoal
O Seba comprou essa…
Arquivo pessoal
E eu comprei mais uma…
Arquivo pessoal
Ilha de Murano, famosa pela fabricação de vidros e cristais
Arquivo pessoal
Uma das centenas de lojas de vidros em Murano
Arquivo pessoal
As famosas gôndolas que levam casais apaixonados pelos canais de Veneza
Arquivo pessoal
As máscaras de Veneza estão em todas as esquinas, em lojas ou mercados de rua
Arquivo pessoal
Canais, becos e ruelas fazem de Veneza uma cidade diferente de qualquer outra do mundo
Arquivo pessoal
Nem os dias de chuva estragaram nossos poucos dias em Veneza!

********************
Nosso próximo destino: Hong Kong!

Venha com a gente nessa viagem: raphaeseba@gmail.com e acesse Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]