• Carregando...
A terra de Witmarsum é fértil e vai abrigar a Casa de Saberes Artífices
Foto do Fercesar.
A terra de Witmarsum é fértil e vai abrigar a Casa de Saberes Artífices Foto do Fercesar.| Foto:

Não sei como ainda não escrevi sobre a iniciativa da família Seifert, que está tomando forma. Explico. Eles são do Pão da Casa, na Colônia Witmarsum, cidade de Palmeira, Estado do Paraná, Sul do Brasil.

Será em Witmarsum a Casa de Saberes Artífices
Será em Witmarsum a Casa de Saberes Artífices

Ali a fermentação sempre natural e longa cresceu tanto que a pequena escola de panificação artesanal improvisada numa garagem resolveu procurar novos ares.

Já era fã dos pães do Rene e da família, mas a proposta de uma escola guardiã de outros saberes artesanais espalhando conhecimento para ajudar a preservar o que em pouco tempo pode deixar de existir é ainda melhor.

Recebi um e-mail do Rene e da Vanessa Seifert contando mais detalhes.

Dizia assim: “se você gosta de assuntos relacionados a panificação artesanal, seja por ter feito um curso comigo...” sim eu fiz!, um dos primeiros, eu acho. “Ajude a compartilhar o curso online que criamos”, continuava. Obedeço.

O curso vai custear a construção da Casa de Saberes Artífices que terá ateliê, cozinha, estúdio, enfim, toda a infraestrutura para fazer o registro, o resgate e a disseminação de saberes agora no plural, porque além do pão vão aparecer outras técnicas como defumação, cutelaria, marcenaria, horticultura, produção de queijos, geleias, embutidos e o que mais for merecedor.

“A intenção é ter um espaço para pesquisa e ensino que resgate o fazer manual que nos reconecta com outras pessoas, aproxima da natureza e da nossa essência”, explicam no site. Construir um mundo melhor e mais saudável, acrescento.

Rene é professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e coordena o grupo de Pesquisa de Organizações Não Convencionais. Foto: Fercesar
Rene é professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e coordena o grupo de Pesquisa de Organizações Não Convencionais. Foto: Fercesar

Em outro e-mail, ele escrevia para compartilhar dois vídeos. Um com a colheita do trigo, uma ação do projeto Trigo de Origem, da Moageira Irati, e outro com a entrevista do Michel Suas, o guru da panificação artesanal moderna e criador do San Francisco Institute Bakery, que nos visitou para conhecer de perto a iniciativa. Sim, é possível ter trigo brasileiro de qualidade. Ficou comprovado. Vai lá no canal da Casa do Pão no Youtube para ver. Rene ainda falou da série de vídeos no qual faz o caminho do trigo “Grão ao Pão”.

E para quem tem dúvida se é possível aprender a fazer pão com um curso online pode ficar tranquilo. É possível sim. São cinco módulos mais bônus de quatro aulas específicas de como avaliar um bom pão, por exemplo, entre outros assuntos. Um livro eletrônico e um fórum exclusivo para tirar dúvidas. Mais detalhes? Entre no site https://www.opaodacasa.com.br/2/ ou escreva para contato@opaoda casa.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]