• Carregando...
Acriapa e o mel nativo no restaurante Manu
| Foto:

Acompanho a chef Manu Buffara na promoção dos produtores de mel nativo, valorizando o trabalho da Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba (Acriapa), com a utilização do mel, claro, desde 2013. Todos os anos, ela tem convidado chefs e possíveis patrocinadores para conhecer o produto e mostrar algumas alternativas para o seu uso. O último jantar foi no dia 15 de dezembro, mas não consegui comentar aqui e acho que ainda vale o registro porque precisamos divulgar a iniciativa e saber onde encontrar o mel. O menu degustação, batizado de “Mel na Mata”, sempre é genial. Neste último, Manu apresentou oito pratos, mostrando a versatilidade do produto de sabor suave e bem mais líquido do que o mel das abelhas africanas. Palmas para a duas iniciativas, dos criadores e da chef. As abelhas nativas do Paraná são a mandaçaia, jataí, tubuna, uruçu amarela e mirim. Manu conta que todo mel nativo tem fermentação muito rápida e sabores bem específicos, levemente ácidos. São diferentes e mais saborosos, acrescento. Se você ainda não provou, procure conhecer, é mais caro, mas infinitamente melhor, na minha opinião. O mel é vendido no Mercado Municipal de Curitiba, na ala dos orgânicos, na banca chamada Natural Market. (Rua da Paz, 608. Box  519. Telefone 41 3262-2222).

Garrafas

Sempre que pode, Manu dá um jeito de divulgar os nossos méis. Neste link aqui, você pode ver a chef preparando um prato – peixe marinado com mel nativo e abacate – no programa da Angélica. Lá estava ela “gravidíssima” falando dos nossos produtos. Agora a filha já nasceu, acho que ainda não faz um mês, e a chef já está cozinhando no seu restaurante.

Acriapa. A Acriapa é uma das primeiras associações dedicadas a criação de abelhas nativas e faz um trabalho exemplar. Manu explica que eles conseguem separar as caixas com o mel por safra, o que é um diferencial. Fundada em 2007, a associação é reconhecida como um modelo de geração de renda e conservação da natureza. Também realiza cursos de manejo e comercializa própolis das abelhas sem ferrão da Mata Atlântica. Tem hoje 25 famílias de meliponicultores no seu quadro. O site está desatualizado, mas o endereço no facebook tem mais informações. Eles também contam com o apoio da SPVS, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem. Quem quiser entrar em contato com a associação pode escrever para acriapaguaraquecaba@gmail.com

Manu_mel

Mel_2014

Mel_2014_2

Desculpem as fotos dos pratos, a iluminação não ajudou.

Confira o menu desta edição.

Snacks

Suco de tucum com mel de mandaçaia; Língua. Mel de jataí, vinagre caseiro; Carne crua, gema de ovo, mel de tubuna.

Menu

Peixe. Coentro, carvão, mel de uruçu amarela; Vieira, chocolate, milho, foie gras; (mel de jataí); Maçã, queijo azul e salsão; (mel de tubuna); Diafragma, beterraba, tutano; (mel de mirim).

Sobremesa

O inverno das minhas abelhinhas: receita que simboliza o comportamento das abelhas no frio, à base de mel, limão, iogurte, leite de castanha do Pará e crocante de aveia.

Restaurante Manu

Al. Dom Pedro II, 317 – Batel – Curitiba, PR
Telefone: (41) 3044-4395

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]