Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Curitiba recebe o 9º Encontro Latino Americano de Food Design – Replantar
| Foto:

Curitiba recebe o 9º Encontro Latino Americano de Food Design - Replantar. O evento, que também será transmitido on-line, começa nesta quinta-feira (13), às 14h, e vai até 16 de outubro.

A definição de Food Design no site da organização é ampla e inclui “qualquer ação que melhore nossa relação com a comida nas mais diversas instâncias, sentidos e escalas. Essas ações podem referir-se tanto à concepção do produto ou material comestível em si”.

“É uma espécie de convite para colocar a comida em perspectiva e assim ver e entender o que está acontecendo ao nosso redor visando mais qualidade de vida em relação à alimentação e tudo o que ela implica, como saúde, cultura, identidade, produção, economia etc.”, explicam.

Para Luiz Milec, co-organizador do evento “Food Design vai além da intersecção entre design e comida, é uma filosofia”.

Além da possibilidade de ampliar sua rede de parceiros e saber qual a utilização do Food Design em negócios criativos, na indústria e no setor de serviços, o evento pretende apontar cenários para o futuro da alimentação e nutrição na América Latina.

Segundo a Unesco, a capital do Paraná desde 2014 é considerada a Cidade Criativa do Design, o que torna mais importante ainda a oportunidade de “re-plantar” um novo futuro como propõe a temática do evento. A nona edição busca apresentar o conceito amplo de Food Design para ainda mais setores, e é uma promoção da Red Latino-Americana de Food Design e da Associação Locavorismo do Brasil.

Formato híbrido e interdisciplinar 

O encontro terá algumas atividades presenciais em Curitiba e uma agenda transmitida online em formato de conferências, palestras, workshops, exposições, vivências e outras ações. Também irá propor jornadas de atividades distribuídas por temas para que os participantes possam personalizar suas experiências de acordo com assuntos de seu interesse. De acordo com os organizadores, o caráter transdisciplinar é privilegiado, com uma mistura de gastronomia, design, ciências sociais, empreendedorismo e conhecimento ancestral.

Ao acessar a página principal cada inscrito poderá seguir uma jornada temática ou acessar conteúdos diversos de acordo com sua preferência.

Inscrições 

Ao todo serão mais de 50 cases nacionais e internacionais, apresentação de 50 trabalhos acadêmicos inéditos, 20 palestrantes do Brasil e de outros países latinoamericanos, com nomes como Andrea Stambuk (Bolivia), Pedro Reisig (Argentina), Andres Sicard (Colombia), Elaine Azevedo (Brasil), Matilde Lombardi (Uruguai) e Cristian Uhlman (Brasil) entre outros convidados.

Durante os três dias de evento online a RedLAFD convida os participantes para uma série de discussões sobre o Food Design Latino Americano.

A programação trará também painéis de debates mostrando exemplos locais relevantes para os cenários econômico e cultural dentro do Food Design, além do painel acadêmico que reunirá uma seleção dos 10 melhores trabalhos enviados por pesquisadores do Brasil, América Latina e Europa.

No último dia do encontro, será lançado o Observatório Brasileiro de Food Design que tem como principal objetivo mapear e fomentar ações de Food Design no Brasil.

Local

O evento acontecerá na Fazenda Urbana de Curitiba e será transmitido via digital para todo o público. No encerramento, a tradicional roda de mate promovida nos encontros latino americanos de Food Design, desta vez realizada em formato híbrido presencial em Curitiba e transmitida digitalmente em live pelo endereço do evento no Instagram.

As Inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do Sympla: https://bit.ly/Replantar

Programação completa e mais informações no site oficial do evento: https://www.fooddesign2021.org/

@fooddesignbra

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]