Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Minha proposta hoje é uma degustação de cafés
| Foto:

“Talvez porque, minha velha, quanto mais a gente avança, mais a gente afunda. É por causa da terra que gira, gira, gira, gira.”*

Por isso eu tomo café, tentando achar o rumo, antes das três da tarde porque depois já não durmo.

Foi assim que topei a degustação da Distinto Cafés Especiais.

Kit sensorial

Kit sensorial me dá calafrios. Precisei de calma. Respirei fundo, cheirei e depois bebi cada uma das amostras com as indicações sugeridas.

Antes de comentar a prova falo do que aprendo. Aprendo que o cafeeiro é um arbusto da família Rubiaceae e do gênero coffea, no qual já encontram descritas mais de 90 espécies.

Cerca de 15 são exploradas comercialmente, duas com valor para o mercado: coffea arábica (uma saca de 60kg pode passar de 20 mil reais) e coffea canephora (usada para blends comerciais, com muito mais cafeína).

E para esclarecer: o que bebemos é feito com o grão da fruta do cafeeiro, torrado e moído. O fruto é descartado.

Cáscara

Para degustar também veio a cáscara de café, que é a soma da polpa com a casca do fruto.

Com a cáscara seca fazemos uma infusão de café, ainda com cafeína e uma bebida antioxidante. Se me perguntar o que acho vou dizer que não sei. Puro preconceito. Café é café, chá é chá. Um gole e penso que gosto, outro gole acho que não. Melhor você provar e tirar sua conclusão.

Com a proposta de “melhorar minha biblioteca sensorial” aceita, provoco também o leitor. Daí pergunto, o que você acha de descobrir esse universo do café? Gostaria também de uma prova? Procure a Distinto Cafés Especiais no site ou na loja e encomende. E adianto, você será mais exigente, feliz também, é claro. Repertório gustativo aumentado.

Canephora

café Canefora está passando pelo processo como o Arábica passou há mais ou menos 10 anos. “Está em um processo evolutivo. Tem umas características muito marcantes, vários perfis e pontuações, e já entrou na categoria de cafés especiais pela Specialty Coffee Association (SCA), que entre suas funções está a seleção de cafés que vão para os leilões”, me explica a Cláudia Bentlin, proprietária da Distinto. “São extremamente diferentes, ambos cafés, quis mostrar isso com a sugestão de prova”. Os cafés são diferentes mesmo e muito bons. Percebi que estou mais acostumada com o Arábica, foi o que mais gostei. Boa pontuação. Quer saber? Faz seu pedido também.

Rio Coffee Nation

E atenção consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor: aproveito pra contar que a segunda edição do Rio Coffee Nation será presencial nos dias 23 e 24 de outubro.

Além de palestras, feira, degustações, um concurso e workshops, o evento terá também rodada de negócios com compradores internacionais.
Ingressos on-line www.riocoffeenation.com

* Eugène Ionesco.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]