• Carregando...
Raízes, maçã, lardo e um mousse com queijo de cabra é a receita que agradou
Raízes, maçã, lardo e um mousse com queijo de cabra é a receita que agradou| Foto:

Tão feliz quando liguei o laptop e ele identificou a rede – nem queria falar isso de medo – agora foi, então, me animei e solto um post fresquinho com uma salada para o inverno – a autora recomenda.

Eu digo que pode ser para qualquer estação se bem que aonde estou baixou um friozinho de dormir de rostinho colado. Ela concorda comigo, dá pra servir no verão também. Ando com vontade de coisas simples. Sobre a viagem à India falo depois, preciso de mais tempo.

Raízes, maçã, lardo e um mousse com queijo de cabra receita que agradou

Já preparei a salada três vezes. Na primeira escutei que era sabor “Mugaritz”. O restaurante do chef Andoni é uma referência para sabores inusitados e inesquecíveis. Perdi a foto e com o incentivo repeti.
Ficaram diferentes. Claro, depende do que você usa e aí entra um pouquinho de criatividade. Já me aventurei, uma das vezes esqueci as folhas verdes. Acontece.

Vai daí que posso recomendar mais uma vez “A Pequena Cozinha em Paris” da Rachel Khoo. As receitas são boas e você ganha um pouco dos ares parisienses uma maravilha.

Rachel conta que a inspiração para o prato de raízes assadas com mousse de queijo de cabra veio do chef estoniano Petter Pihel, dos restaurantes Neh, em Tallinn, e do Pädaste Manor, na ilha Muhu. Nunca ouvi falar dele e pela salada fiquei com vontade de incluir no roteiro qualquer dia. Primeiro preciso descobrir onde ficam.

Ela sugere adaptações com pimentões, pepinos e tomates. Como uso orgânicos, o sabor de uma cenoura orgânica, por exemplo, não tem comparação, é fácil, numa das vezes usei abóbora, abobrinha e berinjela também. Achei demais, confesso, mas quem comeu aprovou.

Receita

Ingredientes
4 cenouras grosseiramente picadas
2 maçãs vermelhas pequena sem o miolo cortada em quatro
2 pastinacas grosseiramente picadas (não sei se encontramos aqui em Curitiba)
100g de lardons ou bacon defumado (opcional)
1 beterraba cozida sem a pele, cortada em lâminas finas
2 punhados de folhas para salada
Para a mousse:
200g de queijo selles-sur-cher (um queijo de cabra macio)
8 colheres de sopa de leite
250g de creme de leite fresco

Rende quatro porções como entrada ou duas como prato principal.

Modo de preparar
Tempere com azeite e sal a cenoura, a maçã e as pastinacas e asse por 45 minutos aproximadamente (até que fiquem macias e douradas).
Misture o queijo com o leite e depois aos poucos com o creme de leite batido (em ponto de nata).
Salteie os lardons até que fiquem crocantes.
Tempere tudo com uma vinagrete e faça “picos” com a mousse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]