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A publicação norte-americana WardsAuto divulga anualmente uma lista com os melhores interiores de carros. E a edição 2016 acaba de ser revelada e com uma surpresa: pela primeira vez, seis dos dez modelos da lista pertencem ao segmento premium.

Por mais óbvio que possa parecer, os automóveis mais luxuosos não dominavam o ranking em eleições anteriores - jamais haviam passado de três representantes no top 10.

Para definir que exemplar aparecerá na relação, a WardsAuto considera apenas as cabines completamentes novas ou que passaram por reformulações profundas. Nos quesitos estão harmonia do design, estética, funcionalidade, materiais e acabamento, ergonomia, conforto, segurança, valor e ajuste do acabamento.

Vale ressaltar que não há um ‘interior campeão’, mas sim os dez que mais se destacaram. Confira:

O esportivo alemão se destaca pelo revolucionário Audi Virtual Cockpit. Em lugar do painel de instrumentos convencional, uma imensa tela TFT (Transistor Film Technology), de 12,3 polegadas. Nela são exibidas as informações por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.

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O motorista pode escolher em visualizar no ponto de vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.

Outros destaques são os botões de comando do ar-condicionado integrados às saídas de ar. As informações aparecem no próprio botão. O acabamento é em alumínio escovado e casa bem com o couro com costura vermelha.

O sedã mais caro da marca bávara também já foi eleito o mais luxuoso de 2016 pela revista norte-americana Forbes, batendo o Audi Q7 e o Volvo XC90. Ele traz uma cabine repleta de tecnologias. O painel é sensível ao toque e por meio da voz e dos gestos pode-se interagir com a central multimídia iDrive, como controlar o volume do som, atender e recusar chamadas, comandar a câmera externa e utilizar o GPS.

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Para quem vai no banco de trás é possível recolher o assento da frente quase até o porta-luvas e abrir um descanso de pés, tal qual as poltronas da classe executiva das aeronaves.

Os bancos ainda trazem massageadores para o corpo; é possível escolher a iluminação ambiente e até o aroma (são oito no total) que circulará pelo interior. A sofisticação também está no teto panorâmico Sky Lounge, que cria gráficos de leds sob a cabeça dos passageiros.

O crossover norte-americano se destaca pela versatilidade no uso da cabine. Qualquer tarefa está sempre à mão. A central multimídia é eficiente e o uso de head-up display facilita a condução - ele projeto diferentes informações no para-brisa do carro, como velocidade e GPS.

O interior combina couro em dois tons e um alto nível na qualidade de materiais empregados no acabamento, mesclando madeira, fibra de carbono, alumínio e couro. Além de passar uma sensação agradável ao toque, também aumenta o requinte no habitáculo.

O assento traseiro ainda reclina e desliza para frente e para trás, propiciando maior conforto aos ocupantes. A sensação de bem-estar é potencializado com o teto solar panorâmico aberto.

A tecnologia embarcada inclui conectividade 4G, bem como a Apple CarPlay e Android Auto.

A cada geração, o esportivo do General Motors mostra uma evolução no nível de acabamento e conectividade. Na sexta geração não foi diferente. Ela trouxe o novo sistema MyLink, com tela de 8”, que inclui até conexão de celular 4G e ligação direta com smartphones para uso e compartilhamentos de aplicativos.

O painel de instrumentos tem mostradores analógicos separados por uma tela central de 8” em alta definição, que exibe informações do computador de bordo, sistema de som e navegação e performance do veículo, inclusive as forças G atuando sobre o veículo.

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As saídas de ar são em formato de turbina de avião (semelhantes às da Mercedes-Benz) e as centrais estão posicionas na parte inferior do painel. A cabine conta ainda com iluminação em led nas portas e console central. São nada menos do que 24 opções distintas de cores.

A substituta da Chrysler Town & Country estreou se destaca pela combinação de cores em seu interior. O preto e o creme no couro das portas e bancos dão um ar mais sofisticado. Voltada à família, a minivan vem até com aspirador de pó integrado para limpar as sujeiras que as crianças costumam deixar nos assentos.

O modelo oferece até oito lugares. A segunda fileira de bancos é rebatível e e fica armazenada ao nível do assoalho, enquanto a terceira fileira acomoda muito bem adultos e é rebatida eletricamente para aumentar o volume do porta-malas.

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Para entrenter os passageiros de trás, há telas de 10 polegadas para a segunda fileira e entrada HDMI, que pode conectar iPods, iPads e até videogames.

A minivan está cotada para chegar ao Brasil no próximo ano.

A 10.ª geração do Civic, que desembarca no Brasil no segundo semestre deste ano, abandonou o conceito de cabine com painel em dois níveis de visualização e agora é um conjunto único, que acende em azul e branco para dar as boas-vindas ao motorista assim que apertamos o botão Start. O cluster e portas trazem dois tons metálicos e o restante do acabamento é em couro na cor bege.

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Um dos destaques do sedã são o porta-trecos central, montado de forma inteligente, e o espaço para ocupantes do banco traseiro. Quem vai atrás pode-se até cruzar as pernas sem encostar no banco dianteiro.

A posição de dirigir ficou mais esportiva, bem baixa e com o console alto, dando a impressão de um cockpit de carro de corrida.

O crossover da marca de luxo da Toyota é descrito WardsAuto como impecável, combinando couro e alumínio escovado.

A publicação também destaca o painel de instrumentos, a enorme tela da central multimídia e a segunda fileira de bancos, que pode ser rebatida quase que por completo, valorizando ainda mais a capacidade do porta-malas.

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Uma solução interessante é posicionamento da alavanca do câmbio, que fica mais à frente no console central, otimizando o espaço para o porta-trecos e outros botões de comando.

Os bancos traseiros oferecem aquecimento e a sensação de bem-estar na cabine é reforçada pelo teto panorâmico que contempla todo os passageiros.

Recém-lançado no Brasil, o utilitário oferece uma cabine inspirada no Classe S e Classe C. Ela é moderna e todo o console central tem acabamento em preto brilhante. Teto panorâmico, assentos com aquecimento e as linhas harmoniosas mereceram elogios na escolha.

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Chama a atenção ainda os botões do comandos do ar-condicionado, que possuem um visual refinado, sem contar o esmero do material empregado no acabamento.

A multimídia também é o ponto alto do veículo, e pode ser manuseada tanto pelo toque quanto pelo touch pad no console central.

A 8.ª geração do sedã traz inovações interessantes, como o acabamento metálico das portas e do painel de instrumentos, que transmitem um efeito de ondulação, dando um aspecto de movimento.

O volante de base achatada ganhou pontos na avaliação da WardsAuto, além da combinação de preto com bege.

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O ponto alto da cabine são os bancos ‘gravidade zero’, emprestados do Altima. Desenvolvido em parceria com a NASA, eles deixam a postura mais relaxada e natural, evitando uma possível fadiga ao volante, principalmente quando o veículo está parado no congestionamento das cidades e em viagens mais longas.

O utilitário esportivo se destaca pelo aspecto ‘clean’ do painel. Não há aquela infinidade de botões, tão comuns em modelos da marca. Quase todas as funções do veículos agora são operadas por meio de uma enorme tela vertical sensível ao toque, em forma de tablet, localizada no centro do painel. E, apesar da aparência futurista, ela é bem fácil de usar.

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É possível achar a temperatura certa do ar-condicionado de quatro zonas, regular o aquecimento ou a massagem do bancos, usar o assistente de estacionamento, entre outros. Por ali também é possível até realizar conexão à internet e espelhar o celular.

A Volvo só manteve botão para o seletor de modo de direção, abertura do porta-luvas refrigerado e sinalização de emergência. O acabamento mescla couro e madeira nas portas, painel e console central.

O modelo já é vendido no Brasil a partir de R$ 320 mil.

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