• Carregando...
 | Volkswagen/Divulgação
| Foto: Volkswagen/Divulgação

A fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, atingiu recentemente o marco de 2,5 milhões de unidades produzidas desde 1999. O modelo que representou a conquista foi o Golf GTI, na cor vermelha.

“Procuramos fabricar veículos de qualidade, com tecnologia de ponta, mas que acima de tudo atendam as necessidades dos brasileiros. Estamos atentos às transformações do mercado e preparados para atingir novos marcos e nos superarmos sempre”, afirmou David Powels, presidente e CEO da VW do Brasil, presente ao evento.

Pedro Danthas/Volkswagen

Das 2,5 milhões de unidades feitas na fábrica, 747.227 foram exportadas, sendo 375.447 do Fox, 281.312 do Golf e 90.468 do CrossFox. Os principais mercados importadores foram países da América Latina, como Argentina e México, além dos EUA e Canadá.

Países da Europa também chegaram a receber o Fox, nos anos 2000. Atualmente, o Fox e CrossFox são comercializados em 14 mercados, sendo os principais destinos a Argentina e México.

LEIA MAIS: Volkswagen mostra Golf nacional na fábrica de São José dos Pinhais

Em 2015, a Volkswagen apresentou um crescimento de 35% nas vendas ao exterior em relação ao ano anterior, totalizando 124.959 unidades enviadas para 16 países. Esse desempenho representa um crescimento de 10% acima do registrado pelo setor automotivo brasileiro, que teve aumento de 24,8% nas exportações.

A unidade paranaense produz atualmente Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf, além dos modelos Audi A3 Sedan e Q3.

Golf nacional

A Volkswagen investiu aproximadamente R$ 500 milhões na modernização da unidade de São José dos Pinhais, com a ampliação de áreas produtivas e a instalação de equipamentos de última geração para a fabricação do Golf, iniciada em janeiro.

Foi criada uma nova área de Armação, com equipamentos mais modernos e eficientes, que proporcionam a economia de até 30% no consumo de energia, em comparação com processos anteriores.

Um novo processo de montagem de veículos também foi implementado, permitindo que os modelos da família Fox e o Golf sejam produzidos na mesma linha, um fato inédito dentro do Grupo Volkswagen.

O hatch médio foi o primeiro modelo nacional a ser equipado de série, em todas as versões, com sete airbags, controles de estabilidade e de tração, controle eletrônico do diferencial e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]