• Carregando...

Ou você ama ou odeia. Assim pode ser definida a relação das pessoas com o alho. A marca espanhola La Pastina vende o alho aperitivo temperado (uma espécie de conserva), que pode ser consumido puro (para quem gosta de sabores marcantes) ou usado para compor pratos.

Quem mostra opções de uso é a chef do restaurante Zea Maïs, Joy Perine. Ela utilizou o alho para fazer uma salada com abobrinha, berinjela, cebola, pimentões, abóbora cabotiá, alho-poró e cogumelo shiitake. “Mas, você pode utilizar os legumes que tiver na geladeira”, diz a chef.

Os ingredientes são assados, mas o prato pode ser servido quente ou frio. A salada acompanha massas, churrasco ou pode ser degustada como antepasto.

Para assar, os legumes devem ser cortados e dispostos numa forma, com exceção dos tomates. Depois, tempere com sal, pimenta e acrescente o alho. Após cerca de 10 minutos de forno, acrescente os tomates e regue com o líquido da conserva do alho.

“O ideal é que os legumes não desmanchem, mas também não fiquem crus”, explica a chef. Para quem prefere a salada fria, basta aguardar alguns minutos após retirar do forno.

Além da salada, a chef garante que o ingrediente pode ser usado em outros pratos, como em um molho de alho para acompanhar carnes. A outra sugestão é cortar em fatias finas para fritar, transformando em alho crocante para servir sobre carnes.

* * *

Onde comprar

Mercado Municipal de Curitiba: Box 365 Empório, Adega Brasil Gourmet, Cia do Tempero, Sissi Cereais e Especiarias e Comercial Quei­­jos e Vinhos Marilu.

Veja mais
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]