Starbucks e McDonald's
| Foto: Bigstock

A Starbucks  e o McDonald's  consolidaram em 2023 suas posições como a marcas de restaurante mais valiosas do mundo. É o que aponta o ranking anual Brand Finance Restaurant 25 2023, que traz dados sobre valor, crescimento, força e valor agregado das principais marcas mundiais do setor de alimentação fora do lar.

Todos os anos, a consultoria líder em avaliação de marcas, Brand Finance, testa 5.000 empresas e publica mais de 100 relatórios, classificando - as em todos os setores e países. As 25 melhor avaliadas são incluídas no ranking anual Brand Finance Restaurant 25 2023 .

De acordo com os dados, a Starbucks amplia a liderança e permanece como a marca de restaurante mais valiosa pelo 7º ano consecutivo. A rede multinacional americana de cafeterias cresceu 17% no último ano, com valor estimado para US$ 53,4 bilhões, 30% a mais do que antes da pandemia.

Já o McDonald's, perdeu 7% do valor no período avaliado, valendo US$ 36,9 bilhões. A versão para a imprensa do relatório não traz análises sobre os motivos do encolhimento do fast food, apesar de ainda ser uma das mais fortes do mundo.

Confira as 10 marcas mais valiosas, de acordo com o relatório: