• Carregando...

A tradição é italiana, mas há tempos o risoto conquistou o gosto dos brasileiros. Saboroso e prático, o prato oferece opções até para quem não é expert nas panelas, como as misturas prontas vendidas em supermercados. “Risoto não é um prato difícil de ser executado, mas exige que certas regras sejam seguidas para que o resultado seja realmente bom. São esses segredinhos que fazem toda a diferença”, explica o chef Sandro Duarte, coordenador do curso de Chef de Cuisine – Restaurateur do Centro Europeu.

Segundo ele, a primeira regra deve ser a escolha de um arroz de qualidade. “Não existe risoto se o arroz não for arbóreo, carnaroli ou vialone nano”, afirma. Esses grãos são os mais indicados porque, durante o cozimento, soltam todo o seu amido, o que cria uma espécie de liga entre os grãos, rendendo aquela cremosidade característica dos risotos italianos.

No Brasil, o mais usado é o arbóreo, que é encontrado facilmente em supermercados. Em geral, ele custa um pouco mais que os tipos comuns, como o agulhinha e o parboilizado, mas os chefs garantem que o investimento vale a pena. “Se o prato é feito com outro tipo de arroz, não pode nem ser chamado de risoto e se torna apenas uma releitura da receita”, diz o chef Rodger Gomes, da Cantina do Délio.

Outro segredo que não pode ser deixado de lado é o ponto do arroz. “Risoto bom só pode ser al dente, ou seja, mole por fora e consistente por dentro”, explica. Para descobrir o ponto certo, a chef Ieda Lara, da escola Espaço Gourmet Gastronomia e da Pimenta Rosa Gastronomia, ensina um truque. “Depois de 15 minutos de cozimento, comece a experimentar o arroz até encontrar o ponto que mais agrada o seu paladar.”

De acordo com o chef Sandro Duarte, há um conselho que vale muito na hora de preparar esse prato. “Novidades são sempre bem-vindas, principalmente na cozinha, mas, na dúvida, aposte sempre na simplicidade dos sabores. Um risoto de queijo bem feito é muito melhor que um cheio de ingredientes, mas sem tanto comprometimento com o preparo”, afirma.

Sabores

Quantos aos sabores do prato, o chef Rodger Gomes chama a atenção pa­ra a criatividade que os brasileiros incorporaram às receitas. “Por aqui temos muita liberdade para criar e o segredo está justamente em conciliar a tradição vinda da Itália, como uso do arroz adequado e o ponto do grão sempre al dente, com ingredientes que agradem ao nosso paladar”, diz. Segundo ele, o risoto é um prato muito versátil e pode combinar com tudo, como verduras, legumes e queijos, mas os sabores mais tradicionais, como carne e frutos do mar, ainda são os preferidos.

Além da escolha dos ingredientes, a chef Ieda Lara destaca a adequação quanto à desgustação. “Na Itália, o risoto é comido sem acompanhamentos, como uma refeição completa”, diz. Já no Brasil, é raro as pessoas pedirem o prato sem uma carne ou uma porção de frutos do mar.

Uma sobremesa de requinte

Entre as inovações, uma que já vem fazendo sucesso é a dos risotos doces, uma variação servida como sobremesa em alguns restaurantes. “Os sabores são os mais diversificados, desde chocolate e brigadeiro até frutas e goiabada. Nesse caso, a chave para preparar um prato delicioso é ter muita criatividade para fazer novas misturas e adaptá-las ao seu gosto pessoal”, explica a chef Ieda Lara.

Segundo ela, para preparar um risoto doce é bastante simples. “A base é muito parecida com a do salgado, então basta usar sempre o arroz arbóreo e substituir o caldo de carne ou legumes por leite quente ou suco de fruta”, diz.

De acordo com a chef, para obter um prato bonito e saboroso, uma dica importante é só acrescentar o ingrediente principal do risoto no final do preparo. “O grão, assim como no salgado, é al dente. Então quando perceber que está no ponto, desligue o fogo e acrescente o chocolate, a goiabada ou as frutas, conforme o sabor escolhido”, explica.

Além de exigir muita criatividade, segundo o chef Sandro Duarte, os risotos doces ainda precisam de uma dose de bom sen­so.“Quando o assunto é risoto, nenhum sabor é proibido. Porém, é importante que a pessoa seja comedida nas combinações.”

Quanto à finalização, uma dica da chef Ieda é investir na apresentação do risoto. “Os famosos ‘potinhos’ são proibidos nesse caso”, diz. Segundo ela, o ideal é que o doce seja servido em um prato de sobremesa. “Para ficar bonito, também sugiro que a pessoa guarde um pouco do ingrediente principal para decorar o risoto.”

* * * * * * * *

Serviço

Cantina do Délio – (41) 3078-0010.

Centro Europeu – (41) 3222-6669.

Espaço Gourmet Gastronomia – (41) 3019-0437. Pimenta Rosa Gastronomia – (41) 3029-3910.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]