• Carregando...
Diretor da Salton diz que tempo seco renderá safra excepcional
| Foto:
Fabiano Mazzotti/Divulgação

O tempo seco pode ser um incômodo para muita gente, exceto para os viticultores. Alguns deles apontam que o clima sem chuva pode render uma boa safra de vinhos em 2012. Entre os que defendem esta ideia está o diretor-técnico Lucindo Copat, da vinícola gaúcha Salton.

Para ele, o tempo seco favoreceu a produção deste ano, oferecendo uma matéria-prima de qualidade superior. “As demais culturas sofrem muito com a seca, mas a uva sai favorecida, pois possui raízes muito profundas. O estresse hídrico e as noites frias propiciam o desenvolvimento do grau de açúcar da uva e acentuam seus aromas e sabores”, defende.

Apesar do bom cenário, as chuvas de granizo do final do ano passado reduziram a quantidade de uvas a ser colhida por alguns fornecedores.

Segundo o diretor, uvas especiais, de vinhedos com baixa produção, serão utilizadas na elaboração dos produtos premium da Salton, como os tintos Talento e Desejo. “Estamos vendo uvas extremamente aromáticas nesta safra e com muita cor e sabor, bem propícias para elaboração de vinhos longevos.”

Números

Para esta safra, a vinícola espera receber um total entre 17 e 18 milhões de quilos de uvas, divididos em tintas e brancas para a elaboração de vinhos e espumantes e destinadas também à produção de suco de uva. Entre as variedades estão chardonnay, prosecco, moscato, e cabernet sauvignon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]