• Carregando...

Segurança

Vitor Oliveira faz pizza, biscoitos, tortas salgadas, temperos especiais para saladas, entre outras receitas. O curioso é que ele tem apenas 9 anos. Sua especialidade é a confeitaria, e o título de especialista recebeu do grupo escoteiro do qual participa. “Comecei a cozinhar porque, quando crescer e for morar sozinho, não quero comprar besteiras nem gastar dinheiro à toa. Quero preparar coisas saudáveis para mim”, afirma Vitor, com muita determinação.

Desenvolver um gosto pela alimentação saudável. Essa é a maior vantagem para a criança que desde cedo entra na cozinha para preparar pratos. “As crianças em geral têm a mania de dizer que não gostam de algo, antes mesmo de provarem um alimento”, conta a madrinha e grande incentivadora de Vitor, a nutricionista Andréia Cambuy. O garoto sempre está por perto, ajudando. “Assim conversamos sobre a importância dos vegetais e da comida feita em casa, mais saudável do que a pronta”, explica. Quando a criança participa do preparo tem curiosidade em conhecer novos sabores e aprende a comer melhor. “Ela vai querer provar o prato que ajudou a preparar”, diz.

A criatividade também é estimulada quando as mãozinhas estão na massa. “É uma ótima didática. Os diferentes cheiros e gostos mexem com a mente da meninada”, afirma a chef Manuela Buffara, que no começo deste mês ministrou um curso de gastronomia no Centro Europeu, exclusivo aos chamados petit chefs. E quando se trata de criatividade, a criançada vai longe, cria novas formas e questiona, segundo Ieda Lara, chef de cozinha do Espaço Gour­met. “Elas querem saber o porquê de tudo e descobrem que é divertido ver a transformação dos ingredientes em saborosos pratos”, diz.

Muitos chefs de hoje tiveram contato com a gastronomia ainda pequenos. “Minha avó fazia almoço de família e eu sempre queria mexer na panela”, diz Manuela. Sem contar que hoje a profissão está em alta. “Elas assistem a programas de gastronomia e querem ser como os chefs”, afirma Ieda.

* * * * * * * *

Serviço

Curso e oficina de gastronomia para crianças

Espaço Gourmet Gastronomia – Alameda Prudente de Moraes, 129, fundos, Mercês. Fone (41) 3019-0437. Pimenta Rosa Gastronomia – Rua Alberto Folloni, 225, Juvevê. Fone (41) 3029-3910. Centro Europeu – Alameda Princeza Izabel, 1.300, Bigorrilho. Fone (41) 3222-6669. Club Gourmet – Rua Getúlio Vargas, 2.591,

Água Verde. Fone (41) 3018-3119.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]