• Carregando...
Bolo cremoso de chocolate. Foto: Divulgação
Bolo cremoso de chocolate. Foto: Divulgação| Foto:

Bolo cremoso de chocolate da Rita Lobo

por Rita Lobo
Tempo de preparo35 mins
Rendimento4
PreparoNão informado

Ingredientes

  • 200 gramas de chocolate amargo
  • 200 gramas de manteiga
  • 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
  • 5 unidades de ovos
  • 1/3 xícara de chá de amido de milho

Modo de preparo

  1. Unte com manteiga uma forma redonda de cerca de 24 cm de diâmetro e fundo removível. Corte um quadrado de papel-manteiga grande o suficiente para cobrir o fundo e sobrar. Feche o aro e dobre a sobra de papel para baixo, para evitar que a massa escorra pelo encaixe. Recorte também uma tira de 80 cm X 12 cm e forre a parede da forma. Espalhe uma camada fina de manteiga (amolecida) sobre o papel.
  2. Numa tábua, pique o chocolate e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela refratária grande. Para derreter a manteiga com o chocolate em banho-maria, leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga (a água não deve encostar no fundo da tigela, pois o vapor é suficiente para derreter os ingredientes).
  3. Retire a tigela do banho-maria e acrescente o açúcar e misture delicadamente com uma espátula. Quebre um ovo de cada vez numa tigelinha e transfira para outro recipiente. Com um garfo misture as gemas com as claras, sem bater.
  4. Em seguida, junto os ovos à massa de chocolate. Misture delicadamente com a espátula, para não formar bolhas. Por último, peneire o amido sobre a massa e misture até ela ficar lisa. Transfira a massa para a forma preparada e leve ao o forno pré-aquecido a 180 graus C. Deixe assar por 20 minutos. O interior deve ficar úmido e o bolo sai do forno com cara de que ainda não está todo assado. Deixe esfriar por 20 minutos, cubra com plástico filme e leve à geladeira por uma hora antes de servir.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]