• Carregando...
As prestadoras de serviço que descumprirem as medidas estão sujeitas a multa de até R$ 50 milhões.
As prestadoras de serviço que descumprirem as medidas estão sujeitas a multa de até R$ 50 milhões.| Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou novas regras para as empresas de telemarketing, com o objetivo de combater o disparo massivo de chamadas telefônicas abusivas. A regras começam a valer a partir do dia 1º de junho.

De acordo com a agência, a medida visa reduzir o incômodo e os transtornos gerados aos consumidores de serviços de telefonia do país e será um complemento ao programa Não Perturbe, que foi lançado em 2019.

Uma das mudanças será em relação ao tempo de duração da ligação feita pelas empresas aos consumidores para que ela seja considerada uma chamada curta. Antes, eram consideradas chamadas curtas aquelas com até 3 segundos. Com as novas regras, são consideradas curtas as chamadas de até 6 segundos, com desligamento na origem ou no destino.

O conceito de chamadas curtas foi também ampliado para incluir, além das chamadas não completadas, normalmente desligadas pelo usuário antes mesmo de atender, as chamadas direcionadas à caixa postal.

Segundo as regras da Anatel, o limite de chamadas curtas que as empresas podem efetuar é de 85% do total de ligações realizadas, para a empresa que fizer mais de 100 mil ligações em um dia. As empresas que ultrapassarem os limites serão bloqueadas por 15 dias.

Outra mudança será a possibilidade de determinação de bloqueio diretamente pela própria Anatel, caso identifique reincidência e prévia notificação. A Anatel também determinou o uso do código 0303 para ligações de cobranças, além de ligações de telemarketing.

As prestadoras de serviço que descumprirem as medidas estão sujeitas a multa de até R$ 50 milhões.

De acordo com dados da agência, desde junho de 2022, foram bloqueados 909 usuários e assinados 143 termos de compromisso formal de boas práticas por empresas de telesserviços. Também foram instaurados 24 processos administrativos, com valor total de R$ 28,2 milhões em multas aplicadas. A estimativa é que nesse período tenham sido evitadas cerca de 110 bilhões de ligações, o equivalente a 541 chamadas por habitante. *Com informações da Agência Brasil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]