• Carregando...
PCDF
Suspeitos clonavam números de celular e entravam em contato com vítimas para informar sobre uma “doação disponível”.| Foto: PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), desencadeou nesta terça (27) a Operação Alto Escalão 2, para cumprir oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Timon (MA) e Teresina (PI). O objetivo da ação é desmantelar uma organização criminosa que opera em todo o país, especializada em golpes de fraude eletrônica.

De acordo com as investigações, os suspeitos se passavam por personalidades políticas – pelo menos 17 senadores – clonando números de telefone e utilizando seus nomes e imagens para enganar as vítimas através de aplicativos de mensagens. Outros quatro deputados e dois prefeitos também teriam sido vítimas do golpe.

A PCDF afirma que os golpistas entravam em contato com os alvos, informando sobre uma suposta doação disponível e solicitando que efetuassem um depósito em dinheiro para receber os produtos.

“Como o prazo estava em vias de se esgotar, os criminosos solicitavam que as vítimas efetuassem um depósito em dinheiro ao motorista do caminhão, em que os produtos estavam, para serem entregues na região da vítima”, disse a autoridade em nota à Gazeta do Povo.

A investigação teve início em junho de 2023 após senadores lesados procurarem a delegacia para relatar os crimes praticados em seus nomes. Após sete meses de apuração, descobriu-se que os criminosos também utilizavam perfis falsos de outras autoridades, muitas vezes cadastrados com vários números telefônicos em nome do mesmo político.

Os cinco investigados, sendo um homem de 26 anos e quatro mulheres com idades entre 22 e 43 anos, são apontados como os responsáveis por contatar as vítimas e se passar pelos políticos para aplicar os golpes.

Eles podem ser acusados de associação criminosa, falsa identidade e estelionato, crimes cujas penas combinadas podem chegar a nove anos de reclusão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]