• Carregando...

Na Rua XV de Novembro número 1.660, centro de São José dos Pinhais, funciona o Museu Municipal Atílio Rocco. Ao fundo de uma sala ampla, decorada por cartazes de filmes antigos, vemos um objeto pequeno, em uma redoma de vidro. É um projetor suíço de 1930, em exposição. Ao lado, um objeto robusto e imponente que aponta para uma tela branca. Trata-se de um projetor de cinema fabricado em 1953, o mesmo utilizado pelo Supercine Ideal há quatro décadas. Graças a ele, desde outubro de 2007 a Cinemateca de São José dos Pinhais, projetada pela Secretaria Municipal de Cultura, proporciona a mesma sensação que Ernani Zétola, Leopoldo Scherner e milhares de habitantes da cidade tiveram ao assistirem a um filme pela primeira vez.

Ao custo de R$ 27 mil, o aparelho foi reformado e hoje é acionado de segunda a sexta para atender crianças de escolas municipais, Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e pessoas da terceira idade. O próximo passo é a liberação para o uso do público em geral, o que deve acontecer no ano que vem. "Já temos uma portaria da prefeitura autorizando nosso funcionamento para um público mais amplo. Vamos também fazer parcerias com a Cinemateca de Curitiba", disse André Luiz Sada, diretor do museu.

Há um convênio com uma locadora de Curitiba – feito por licitação –, que proporciona muitas opções em vídeos. Desde filmes antigos até as animações mais modernas, que fazem os 80 lugares da sala serem disputados aos gritos pelas crianças. "Há de tudo: filmes épicos, históricos, humorísticos, nacionais. O diferente é que, ao término das exibições, há debates e reflexões sobre o conteúdo assistido", explicou Sada, desde 2005 à frente da instituição.

Qual seria a função de uma sala de cinema em um museu? Para o diretor, uma das finalidades básicas de uma instituição como a que dirige é o entretenimento. "O cinema sempre influenciou a comunidade com o objetivo de torná-las mais cultas. Temos que dar seqüência a isso", comentou.

De janeiro de 2007 a outubro do mesmo ano, 8.116 pessoas visitaram o museu. No mesmo período de 2008, 19.287 pessoas passaram pelas salas, seja para "apreciar" antigos objetos dos pracinhas locais ou ver um filme na sala logo abaixo.

A última novidade

O primeiro complexo da rede norte-americana Cinemark foi inaugurado em São José dos Pinhais no último dia 21 de novembro, no Shopping São José. São cinco salas, com capacidade total para 987 pessoas. O Shopping São José, aberto no dia 26 de setembro, é outro empreendimento do grupo Soifer Participações, que controla outros quatro shoppings no Brasil.

No piso L2, à frente dos novos cinemas, sinais de que a vez ainda é dos créditos iniciais. Placas de "em breve" estão em algumas lojas. Nas quatro telas que exibem as sessões do dia, um aviso momentâneo: "programação não disponível por problemas técnicos".

Os únicos da fila eram seis crianças uniformizadas, que escolhiam entre Max Payne e High School Musical 3 ao mesmo tempo em que ouviam estourar as primeiras pipocas do dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]