• Carregando...

Do futebol ao basquete, passando pelo xadrez, o general Ayrton Pereira Tourinho era um verdadeiro apaixonado pelos esportes.

A Revista Placar Magazine de 15 de junho de 1973, conta que, embora coxa- branca fervoroso, o general Tourinho, que na época comandava a 5ª Região Militar do Exército, foi o responsável pela volta do Colorado ao Campeonato Paranaense naquele ano. Segundo a publicação, “o Colorado, pressionado por algumas alas, mostrava-se disposto a voltar à disputa, mas não queria de jeito nenhum pedir isso ao presidente da Federação, José Milani, e precisava de alguém para resolver o problema e o general Tourinho aparecia como homem ideal.”

Efeitos

Resolver problemas e mostrar os caminhos era uma das grandes qualidades de Tourinho. “Ele sempre tinha uma luz no fim do túnel, nunca levantava a voz, era um general light”, lembra a filha Elaine Tourinho Beraldi. “Bastava ele olhar e a gente sabia que ele não estava de acordo com algo”, completa a filha Glay.

Consagração

O senador Accioly Filho, na época da consagração do primeiro paranaense quatro estrelas, o posto máximo da hierarquia militar, destacou a personalidade do general Tourinho: “Na convivência, quer de ordem profissional, quer de ordem pessoal, deixou por onde passou e principalmente no nosso Estado, onde tivemos oportunidade de conviver mais de perto com Sua Excelência, grande plêiade de admiradores pela sua maneira tranquila, justa e sábia de comandar”.

A filha Glay Miró Tourinho conta que o general era um esportista entusiasmado e chegou a jogar futebol e basquete. Tinha o hábito de caminhar pela Rua XV de Novembro, no Centro, e parava no Clube de Xadrez, pelo qual foi tetracampeão na década de 40.

Carreira

O planejamento, o estudo do adversário, e as diversas técnicas que típicos dos bons enxadristas certamente auxiliaram o general Tourinho em sua carreira militar a conquistar o título de primeiro paranaense General Exército Quatro Estrelas. É a patente mais alta dos oficiais da ativa. Na época da ditadura militar, o Exército tinha catorze estrelas, sendo quatro em comandos de exércitos, um na chefia do Estado-Maior e outros quatro na Chefia de Departamentos Administrativos. Juntos, formavam o Alto Comando Militar. (WB)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]