• Carregando...

A Justiça do Trabalho de Curitiba concedeu liminar ao Bradesco, nesta quinta-feira (24), para que clientes e funcionários que não aderiram à paralisação possam ter acesso às agências do banco. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba, seis agências do Bradesco irão abrir na sexta-feira (25) e o sindicato recorrerá da sentença. A decisão foi da juíza Célia Regina Marcon Leindorf, da 15ª Vara do Trabalho. Caso a determinação judicial não seja cumprida, haverá multa diária de R$ 90 mil.

O Bradesco conseguiu um interdito proibitório ao alegar que os sindicalistas estavam fazendo piquetes e impedindo o acesso às agências da instituição. A questão não foi comprovada, mas a liminar teve caráter preventivo, baseada também no que foi verificado nos anos anteriores, segundo a juíza.

Apesar da liminar, o direito de greve está assegurado, de acordo com a juíza. No entanto, esse não é o entendimento do Sindicato dos Bancários, que afirmou que a decisão judicial coage o trabalho de convencimento para que os bancários entrassem no movimento. Segundo o sindicato, a possibilidade de haver multa diária de R$ 90 mil fará com que o sindicato fique afastado das agências do Bradesco e isso não dará segurança aos bancários para que continuem com a greve. Dessa forma, para o sindicato, na prática a liminar fará com que alguns bancários do Bradesco voltem ao trabalho na sexta-feira (25), temendo represálias do banco.

A assessoria de imprensa do Bradesco foi procurada pela reportagem, mas não quis se pronunciar sobre a liminar. Em nota, a assessoria de imprensa afirmou apenas que "o Bradesco respeita o direito de greve. (No entanto,) entende também que deve ser respeitado o direito dos funcionários que desejam trabalhar e dos clientes e usuários que precisam utilizar os serviços bancários".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]