• Carregando...
Novo PAC
Tecnologia faz parte de uma estratégia para o Novo PAC que já está em operação em seis obras de aeroportos e escola.| Foto: Ubirajara Machado/MDS / Agência Senado

O Ministério do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou na segunda (31) a retomada do uso de uma tecnologia que visa reduzir custos e o tempo de conclusão de grandes obras públicas nas áreas de habitação, mobilidade e infraestrutura a partir do ano que vem.

A chamada Estratégia Nacional de disseminação do BIM (Building Information Modelling, ou “Modelagem da Informação da Construção” em tradução livre) vai adotar um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais colaborativos durante todo o ciclo de vida da construção. O sistema será utilizado nas obras do Novo PAC, que será lançado no dia 11 de agosto, e do Minha Casa Minha Vida.

Segundo o MDIC, o uso da tecnologia traz benefícios como a melhoria da qualidade do processo construtivo, antecipando a detecção de interferências físicas e funcionais, e evitando desperdícios de tempo, custo e materiais. Já há projetos utilizando o BIM, como as obras de reforma e ampliação de cinco aeroportos brasileiros, com investimento aproximado de R$ 260 milhões sem nenhum termo aditivo por falhas em projeto; e de uma escola municipal em Santa Catarina, finalizada um ano antes do previsto.

Uallace Moreira, secretário do MDIC, diz que o método vai impactar diretamente o setor da construção civil, que gera cerca de sete milhões de empregos e desempenha um papel fundamental na inovação, sustentabilidade e transição estratégica.

“Tem um efeito extraordinário em toda sua cadeia, que possui um importante papel tanto na inovação, como na sustentabilidade e na transição estratégica, como demonstra o próprio BIM”, disse.

Através da retomada da Estratégia BIM BR, o governo federal pretende revisar os indicadores e metas estabelecidos em 2018 e lidera a articulação com a Casa Civil e diversos ministérios para integrar o novo Comitê Gestor do programa. A expectativa é lançar o edital até o mês de outubro.

O uso do BIM é incentivado pela nova legislação de licitação e contratos (lei 14.133/2021), que prevê sua preferência em licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura sempre que adequado ao objeto da licitação.

“Nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling- BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substitui-la”, cita a legislação.

Outra vantagem é a capacidade de simular a pegada de carbono em cada projeto, contribuindo para políticas de descarbonização na construção civil e permitindo soluções de construção industrializada, off-site e modular, que reduzem as emissões de gases do efeito estufa.

Para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao BIM e capacitar mão de obra, a Estratégia BIM BR busca criar condições favoráveis, incluindo a participação do Ministério da Educação (MEC) no Comitê Gestor.

O governo acredita que a adoção do BIM impulsionará a indústria da construção e abrirá novas oportunidades de mercado no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]