• Carregando...
Cena da peça Vestiba EnCena que tem apresentações neste fim de semana. | Divulgação
Cena da peça Vestiba EnCena que tem apresentações neste fim de semana.| Foto: Divulgação

O projeto

Com o projeto Enem a toda prova, a Gazeta do Povo ajuda o estudante a conquistar um bom resultado no exame. Acompanhe as dicas de estudo aqui na coluna e acesse nosso site . Toda semana publicamos textos, simulados online e videoaulas sobre todas as àreas do conhecimento cobradas na prova.

O Curso Dom Bosco promove no próximo dia 6 de outubro, às 19h30, na unidade Mueller, uma aula show gratuita de redação para vestibular, ministrada pelo professor Sérgio Degrande. Em pauta, gêneros textuais, ferramentas argumentativas, classe de palavras e morfologia. O evento ainda contará com uma palestra sobre controle de estresse e ansiedade com o especialista em educação Cesar Greca, coordenador pedagógico da instituição. Para participar, o estudante deve se inscrever pelo site www.aulashowdombosco.com.br.

Minuto Enem

Uma das ferramentas mais interessantes e funcionais de estudos via internet é o Minuto Enem, do Portal EBC: www.ebc.com.br/educacao/2015/07/minutoenem. Lá, o candidato que fará o exame tem acesso a diversos vídeos com pouco mais de um minuto sobre assuntos que caem com frequência nas provas .

TESTE SEU CONHECIMENTO

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado)

Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)

a) atração de empresas estrangeiras.

b) reformulação do sistema fundiário.

c) incremento da mão de obra imigrante.

d) desenvolvimento de política industrial.

e) financiamento de pequenos agricultores.

QUESTÃO CORRETA: D

Aderindo já

A partir do vestibular desse ano, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), passa,a aderir ao sistema de notas do Enem como plataforma de acesso a 29 de seus 54 cursos. Ao todo, a instituição ofertará 580 vagas das 3.090 disponíveis. As provas da primeira fase estão marcadas para 6 de dezembro. A segunda fase acontece nos dias 31 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro de 2016. Para mais informações sobre os critérios e o processo de seleção: www.uel.br.

Teatro

Quem quiser conhecer melhor as obras literárias cobradas no vestibular UFPR desse ano pode assistir à peça Vestiba Encena, que ocorre nos dias 03 e 04 de outubro, no Teatro Barracão EnCena. Trata-se de adaptações para o palco das histórias contidas nos livros exigidas pela universidade. São apresentações didáticas, com uma boa dose de descontração que incluem ainda informações sobre os autores e períodos literários que elas representam. A peça tem início às 19h30 no sábado e 18h no domingo. O preço do ingresso para todos é de R$ 60. Informações: 3223-5517.

Simule a nota

Ansiosos que tem dificuldade de esperar o resultado para saber o seu destino podem fazer simulações de resultado com o aplicativo Enem Plus. O app gratuito simula o cálculo da nota padronizada e lista as possibilidades de aprovação em todas as instituições de graduação que utilizam o Enem como mecanismo de acesso. Por enquanto, o aplicativo está disponível para apenas para Android., mas os desenvolvedores informam que uma versão para iOS fica pronta nos próximos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]