• Carregando...
 | Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Gazeta do Povo faz correção da prova

Ansioso para descobrir se foi bem?  Não perca logo após o encerramento da prova a correção feita pela Gazeta do Povo em parceria com instituições de ensino da cidade. Professores dos colégios Bom Jesus, Sion, Marista Santa Maria e do curso Dom Bosco resolverão as questões e fazem comentários em vídeo.

 |

Sabatistas

Cerca de cinquenta jovens da igreja Adventista do Boqueirão fizeram plantão em frente ao portão do Colégio Estadual do Paraná, mas nenhum deles estava ali para fazer a prova. A ideia é "orar, cantar e apoiar os amigos sabatistas" que, para fazer a prova, precisam ficar confinados até no local até o anoitecer, como conta Franciele Alves da Silva, líder do Geração 148, grupo de jovens da igreja.

Os estudantes sabatistas - que não podem fazer provas no sábado por motivos religiosos - vão receber as provas às 18 horas (horário local) em todo o país. Para os alunos do Colégio Adventista, do Boqueirão, no entanto, a espera será ainda mais longa: eles só vão abrir o caderno às 19h37, relativo ao pôr-do-sol em Curitiba, no horário de Verão. O atraso é motivo de preocupação para o professor de Matemática Sergio Gonçalves, que dá aula na instituição.

  • Candidata atrasada tenta entrar no Colégio Estadual do Paraná após o fechamento dos portões.

A primeira etapa do Enem 2014 começou neste sábado (8), às 13h (horário de Brasília). Os portões foram abertos às 12h para os 8,7 milhões de inscritos, que fazem a prova em 17,3 mil locais de aplicação.

Os estudantes têm quatro horas e meia para resolver duas provas: ciências humanas e ciências da natureza, ambas com 45 questões. Aqueles que terminaram a prova até às 15h, puderam deixar o local de prova, mas sem o caderno de questões. Os candidatos que esperaram até 17h puderam sair com a prova em mãos.

No domingo, será a vez dos testes de linguagens e códigos, matemática (com 45 questões cada) e redação.

Desde 2009, quando o governo federal decidiu transformar o Enem em instrumento nacional de acesso ao ensino superior, o número de inscritos na prova praticamente dobrou.

Para participar de programas como ProUni (bolsa federal para cursar escola privada), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Ciência sem Fronteiras (que financia estudos no exterior), é preciso ter uma pontuação mínima na prova.

Além disso, houve grande adesão de instituições públicas ao Enem. Há cinco anos, ele era critério de seleção exclusivo para acesso a 45 mil vagas da rede pública. No início deste ano, esse número chegou a 171 mil.

Adriana Hiromi é uma das estudantes que se inscreveu para a prova de olho em um vaga na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além de tentar o vestibular próprio da instituição, que ocorreu no último domingo (1.º), ela pretende disputar uma vaga em Economia pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), para o qual a UFPR reserva 30% de suas vagas.

Falsa Prova

Mais cedo, o Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, negou a veracidade de supostas imagens da prova do exame deste ano que começaram a circular nas redes sociais."O Inep informa que o vídeo postado nas redes sociais com suposta prova do Enem 2014 tem conteúdo falso. A PF está apurando os responsáveis", diz o instituto em sua conta no Twitter.

Curitiba

Na capital paranaense, houve congestionamento em alguns locais de prova. Entre 12h30 e 12h50, o trânsito ficou bastante lento nas ruas próximas ao Centro Politécnico da UFPR e da PUCPR.

No Colégio Estadual do Paraná, cerca de sete minutos após o fechamento dos portões, uma estudante que chegou atrasada chegou a pular o muro para tentar entrar no local de prova. Ela chegou perto da entrada principal da escola e tentou demover o segurança a deixá-la entrar para conversar com alguém da organização, mas foi impedida de ficar no local.

Desconfiados, Antonio e Regiane Silva ficaram no local até por volta de 13h10. Moradores da Vila Barigui, o casal de pais queria garantir a entrada de seus dois filhos (um rapaz e uma garota) e da nora, todos inscritos para prova no Estadual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]