• Carregando...
Atlético venceu todos os jogos disputados em 2016. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Atlético venceu todos os jogos disputados em 2016.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O Atlético iniciou 2016 com quatro vitórias em quatro partidas — três pelo Estadual e uma pela Primeira Liga. Com 100% de aproveitamento, a Gazeta do Povo perguntou para seus colunistas se a equipe comandada por Cristóvão Borges já está realmente encaixada ou se ainda precisa de ajustes para encontrar a formação ideal. Confira as análises.

O time do Atlético já encaixou? Por quê?

Edson Militão

O time está encaixado para o Paranaense. Para o Nacional, não. É preciso ver contra quem se está jogando. O aproveitamento está mais pelo nível dos adversários do que propriamente pelo time. Os méritos do Atlético foram manter o Cristóvão Borges, coisa que raramente acontecia, além de não ter feito a pré-temporada absurda na Espanha. Também trouxe reforços. Colocando esses três aspectos e diminuindo uma possível empolgação advinda do Estadual, a tendência é ajustar no Brasileiro.

Carneiro Neto

Ainda está se encaixando. Tem muita coisa para evoluir. A defesa precisa ser ajustada. Além disso, acho que o Cristóvão está dando muita oportunidade para o Marcos Guilherme, que demonstrou não ter condições de ser titular. Tem de acertar o ataque com o Walter. Quando começarem os clássicos vai dar para avaliar melhor. Um time só pode ser avaliado depois de dez jogos.

Luiz Augusto Xavier

Dizer que já encaixou é arriscado, mas podemos dizer que está começando a encaixar. O Cristóvão manteve a base do ano passado, estabilizou a defesa, que era o ponto inseguro, e, com a volta do Deivid, a marcação do meio de campo se tornou mais consistente. Isso permitiu que a criação ficasse mais próxima do ideal. Ainda faltam detalhes, como a volta do Walter, para se consolidar como uma equipe forte.

O elenco tem gente e qualidade suficiente para Cristóvão fazer o rodízio no time que o deseja?

Edson Militão

No Paranaense isso é possível. Até porque o time está bem colocado e vai se classificar. Então, você tem a chance de ver na prática jogadores que, de repente, podem despontar e surgirem como soluções. O Cristóvão está certo. Com três vitórias seguidas, ele já tem gordura para queimar usando a rotatividade no Paranaense. No Nacional não pode testar. Mas agora ele está nesse direito.

Carneiro Neto

Rodízio é perda de tempo. Todos sabem quem são os melhores. O elenco não é tão grande assim e as opções são bastante singelas. Tem de ser objetivo, definir o padrão de jogo, a escalação e apostar nisso. Não adianta o treinador achar que está treinando o Barcelona, porque não está.

Luiz Augusto Xavier

Dependendo da posição, agora tem. Até o ano passado o elenco não tinha essa possibilidade. O Cristóvão poderá implementar essa ideia, sabendo das posições em que poderá fazer esses testes.

O Walter será titular absoluto ou terá concorrência no ataque?

Edson Militão

Titular absoluto. Sem chance alguma de ficar no banco. É carismático, ídolo, o jogador de referência no ataque, algo que é raro hoje no futebol brasileiro. Há poucos homens de área no Brasil capazes de decidir um jogo em espaço curto. A posição é do Walter.

Carneiro Neto

Se ele estiver em boa forma e bem condicionado fisicamente, mais magro, ele é titular absoluto. Não vejo nenhum jogador superior tecnicamente ao Walter no ataque do Atlético.

Luiz Augusto Xavier

O Walter na hora em que estiver em forma será titular. Dá para escolher quem o Cristóvão vai tirar do time. Acho que o Walter vai se dar bem no time com um cara como o André Lima, um jogador de área, porque o Walter sai muito da área para criar jogadas e servir outros jogadores.

Há alguma falha a ser corrigida no esquema montado pelo Cristóvão? Como corrigir?

Edson Militão

O setor que precisa de melhor coordenação é a ligação entre o meio de campo e o ataque. As voltas do Walter e do Nikão serão fundamentais para que isso aconteça. Um jogador canhoto como o Nikão muda o estilo e a forma do time jogar, ele tem muita influência no esquema tático. O Cristóvão já estava no clube no ano passado, então tem o esquema formado na cabeça, é só questão de tempo para que isso aconteça na prática.

Carneiro Neto

Falha não existe. O que falta é a definição da dupla de zaga. O Vilches é fraco e o Paulo André é veterano, tem pouco poder de recuperação. O Cristóvão tem de acertar ali. E também a ligação entre o meio de campo e o ataque. O time está fazendo gols no segundo tempo, na base da individualidade. Não são frutos do conjunto, mas sim da habilidade individual dos atletas.

Luiz Augusto Xavier

A falha que ainda existe é a ligação na criação entre meio de campo e ataque. Isso se deve muito à má fase do Marcos Guilherme. Mas, a partir dessa correção, ou mesmo com o Marcos Guilherme melhorando, a equipe vai melhorar a sua qualidade. O Vinícius começou bem, mas precisa de um parceiro no setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]