• Carregando...
Alex ergue o troféu de campeão paranaense de 2013 | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Alex ergue o troféu de campeão paranaense de 2013| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

FICHA TÉCNICA: Veja como foi Coritiba 3x1 Atlético

  • Rafinah comemora o tetracampeonato parnaense
  • Geraldo mais uma vez voltou a marcar na decisão do Paranaense contra o Atlético
  • Bruno Costa deixa o gramado do Couto chorando após o Atlético perder a decisão do Paranaense
  • Jogadores do Coritiba comemoram com a torcida o tetracampeonato paranaense
  • Alex comemora o segundo gol do Coritiba diante do Atlético
  • Chico tenta cabeçada contra o gol atleticano
  • Vanderlei observa a bola entrando após falhar no gol atleticano, marcado por Hernani
  • Jogadores atleticanos comemoram o gol aos 5 minutos do primeiro tempo
  • Leandro Almeida e Crislan brigam pela bola
  • Alex chuta para marcar o primeiro gol do Coritiba na decisão
  • Goleiro atleticano Santos vai buscar a bola no fundo do gol após Alex marcar o segundo gol do Coritiba
  • Rafinha disputa a bola com Erwin
  • Alex e Herácles brigam pela bola na decisão do Paranaense
  • Rafael Zuchi na marcação de Deivid
  • Alex comemora o primeiro gol pelo Coritiba na decisão. Ele marcou duas vezes na grande final
  • Uma das surpresas da escalação do Coxa, o volante Júnior Urso disputa a bola com o atacante Douglas Coutinho
  • Técnico do Atlético Arthur Bernardes consola Zezinho, que foi expulso no Atletiba

Depois de 39 anos, o Coritiba voltou a conquistar o tetracampeonato paranaense com uma vitória por 3 a 1 sobre o Atlético na tarde deste domingo (12), no Couto Pereira. Como plus para a festa alviverde soma-se o fato de que a recente hegemonia no estado, construída a partir de 2010, foi integralmente sobre o maior rival, que terminou pela quarta vez seguida com o vice-campeonato.

O nome do jogo foi também o do principal talento revelado pelo clube nos últimos anos: o camisa 10 Alex, que encarou a responsabilidade de conduzir o time para a conquista e marcou os dois gols que garantiram a virada no placar ainda no primeiro tempo e a manutenção da taça de campeão no Alto da Glória. O jogo que valeu o 37.º estadual na história do clube teve alguns momentos de tensão. Tudo por causa da falha primária de Vanderlei, logo aos 5 minutos de jogo, que permitiu o gol de Hernani de fora da área. Mas foi na base do talento de seu camisa 10 que o Coritiba superou o time sub-23 atleticano e ficou com a taça.

Coube a ele, que vinha devendo nos Atletibas, brilhar justamente no confronto mais importante entre os dois times na temporada, conduzindo a virada no placar com dois gols ainda no primeiro tempo, aos 29 e aos 40 minutos. Geraldo, aos 46 do segundo tempo, marcou o gol que sacramentou a conquista alviverde. Foi o primeiro título de Alex com a camisa do Coritiba. "Dedico o título a mim, porque dedicando a mim fica também para toda a torcida coxa-branca. Não é um título qualquer, eu cresci aqui e era um jogo decisivo contra o Atlético. Estamos de parabéns! É um grande presente para todas as mães coxas [no Dia das Mães]. Eu sou privilegiado por estar dentro de campo", disse emocionado após a conquista. Mesmo com a derrota, a jovem equipe atleticana saiu da competição de forma honrosa, ciente de que jogo a jogo quebrou a desconfiança inicial da torcida até desafiar o favorito Coritiba na final. "A gente tentou, lutou. Não conseguimos o resultado, mas estamos de parabéns", destacou o atacante Douglas Coutinho, grande revelação atleticana, também emocionado na saída do gramado. O jogo

Precisando da vitória para ficar com a taça, o Atlético começou melhor a partida, marcando sob pressão a equipe alviverde, e contando com uma falha feia do goleiro Vanderlei para abrir o placar. Logo aos 5 minutos, Hernani recebeu na intermediária e arriscou o chute. Vanderlei não segurou a bola e permitiu o gol do Furacão. O placar favorável deu maior tranquilidade ao time sub-23 do Atlético, que marcava forte e tentava sair no erro do rival. Mas recuou demais e praticamente abdicou do ataque. Se consegia barrar a maioria das jogadas do Alviverde na frente de sua área, só voltou a finalizar aos 28 minutos, quando Douglas Coutinho tocou para Crislan na entrada da área chutar por cima do gol. A tensão tomava conta da torcida coritibana quando a estrela de Alex começou a brilhar e dar uma nova cara para a decisão do Estadual. Aos 29 minutos, Deivid tentou a conclusão, a defesa atleticana cortou mal e a bola sobrou nos pés dele, que de frente para o gol chutou com precisão para empatar.

O gol inverteu as coisas dentro de campo. O nervosismo foi para o lado atleticano, que via o Coritiba tocar a bola com qualidade no campo ofensivo. Aos 37 minutos, Deivid tocou para Rafinha que chutou cruzado, levando muito perigo ao gol de Santos. Aos 40, na bola levantada na área por Victor Ferraz, a zaga atleticana falhou mais uma vez e a bola sobrou com Alex, que concluiu duas vezes para virar o placar no Couto Pereira. Foi o 15.º gol do Menino de Ouro no Campeonato Paranaense, artilheiro isolado da competição. O Coxa teve ainda mais duas chances de ampliar o marcador no final do primeiro tempo. Primeiro com Alex, aos 42, que a zaga cortou para a linha de fundo, e depois com Leandro Almeida, aos 43, após cobrança de escanteio. No segundo tempo, a missão alviverde era se manter no campo ofensivo para não correr riscos. E foi o que aconteceu. Aos 7 minutos, Robinho roubou a bola, entrou na área e chutou forte perto da trave. Alex protagonizou outro grande momento aos 16, recebendo a bola de Gil e chutando forte, acertando caprichosamente o travessão. Melhor, o Coritiba continuou no campo de ataque e aos 21 minutos teve mais uma chance de ampliar, com Deivid, que recebeu na área e chutou colocado, obrigando o goleiro Santos a fazer boa defesa. Aos 35, um princípio de confusão tentou manchar o clássico. Gil deu carrinho por trás em Edigar Junio e levou cartão amarelo. Pouco antes, no início da jogada, o técnico alviverde Marquinhos Santos tentou dar uma rasteira no atacante atleticano e, por causa do lance, foi expulso pelo árbitro Adriano Milczvski. Quando a bola parou, todo o time coritibano correu para cima do árbitro reclamando que antes de tudo acontecer Edigar Junio tirou Escudero do lance com uma cotovelada. O Coritiba continuou no ataque e aos 39 minutos Deivid concluiu bem jogada de Rafinha e a bola acertou novamente o travessão. Pouco depois, vendo as chances de título se esvaírem, Zezinho perdeu a cabeça, agrediu Rafinha com um pontapé e foi expulso.

Aos 46, Geraldo fez boa jogada e chutou, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro Santos. Um gol para coroar a conquista coxa-branca. Ou melhor, a quarta consquista seguida!

A campanha

Levantar a taça de campeão marca o reencontro do bom futebol do time coxa-branca na temporada. Depois de fazer um primeiro turno muito bom, com 8 vitórias e 3 empates, os comandados de Marquinhos Santos caíram de produção no segundo turno, com 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Uma delas foi também a que desencadeou o maior número de críticas ao time, após perder por 3 a 1 para o sub-23 atleticano na Vila Olímpica do Boqueirão. A chance de apagar a má impressão veio nas partidas finais. Mas, mesmo diante da formação mais jovem do Rubro-Negro, o Coritiba teve muitas dificuldades para conseguir o empate por 2 a 2 no último fim de semana. A superioridade apareceu mesmo após os 30 minutos do jogo deste domingo, no Couto Pereira, quando conseguiu se organizar em campo, quando apareceu o talento de jogadores experientes como Alex, Rafinha e Deivid. Na campanha vitoriosa, o Coritiba entrou em campo 24 vezes, com 16 vitórias, 7 empates e 2 derrotas. O time marcou 53 gols e sofreu 20. Alex foi o principal artilheiro do Coritiba e do campeonato, balançando as redes 15 vezes. Coritiba 3 x 1 Atlético

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]