• Carregando...
Paraná  precisará se esforçar no segundo turno para arrancar em busca do acesso. | Lineu Filho/Gazeta do Povo
Paraná precisará se esforçar no segundo turno para arrancar em busca do acesso.| Foto: Lineu Filho/Gazeta do Povo

Para conquistar o acesso – ou pelo menos brigar por ele – o Paraná terá que desafiar a matemática na Série B. Depois de 19 rodadas, o Tricolor é o nono colocado com 26 pontos, seis a menos que o Atlético-GO, o primeiro time dentro do G4. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), que realiza probabilidades das Séries A e B desde 2005, o time paranista tem apenas 8,2% de chances de subir para a Primeira Divisão.

“Com os jogos já registrados no campeonato conseguimos traçar o perfil de cada time como mandante e como visitante. Esse perfil é feito através de simulações entre todas as partidas. Nós fazemos 1 milhão e meio de projeções através de um software”, explica o matemático e professor da UFMG, Glicione Costa.

Paraná depende de disparada inédita para sonhar com o acesso

Leia a matéria completa

O especialista explica que os dados coletados são apenas das partidas da Série B deste ano e que números de campanhas anteriores não entram na contagem. Porém, Costa afirma que nada impede que cada clube vá alterando suas probabilidades conforme os resultados aparecem.

“É matemática. No caso do Paraná, por exemplo, significa que em 12 campeonatos apenas um time com a campanha atual da equipe conseguiria o acesso. Os números são um diagnóstico atual e não uma previsão do futuro. Em 2009, o Fluminense tinha 99% de chances de cair e não caiu na Série A”, lembra o matemático.

O departamento da UFMG também calcula a probabilidade de acesso através do número de pontos conquistados. Na Segundona deste ano, quem conquistar 63 pontos terá 99,3% de chances de estar entre os quatro melhores.

Técnico do Paraná pede espírito de decisão para combater instabilidade

Leia a matéria completa

Na comparação com as equipes que conquistaram o acesso desde 2006 – ano em que a Série B passou a ser disputada por 20 clubes – a menor pontuação necessária do quarto colocado foi a do Vitória. Em 2007, os baianos fizeram 59 pontos.

Segundo Costa, o clube que chegar a essa pontuação tem 77% de probabilidade de acesso. Para alcança-la, o Tricolor teria de somar 33 pontos – o equivalente a 11 vitórias em 19 jogos. Já para o clube que atingir 69 pontos, o acesso é 100% garantido.

Em 2012, o mesmo Vitória foi o quarto colocado que subiu à Série A com a maior pontuação desde 2006: 71 pontos, número que garantiria com sobras o Tricolor na Série A. Mas para atingir essa contagem, o time comandado por Marcelo Martelotte teria que fazer 45 pontos no segundo turno, desempenho superior ao que o líder Vasco conquistou na primeira metade da Série B.

O Tricolor inicia sua caminhada no segundo turno da Segundona apenas em 15 dias, na sexta-feira (19), contra o Brasil de Pelotas, na Vila Capanema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]