• Carregando...

O sentimento que a Copa do Mundo deixará nos curitibanos, se a cidade for escolhida como subsede, dependerá do sucesso extracampo. Gratidão ou decepção? O impacto de acolher um grande evento esportivo pode deixar benefícios permanentes ou marcas incômodas.

O símbolo da contribuição esportiva para a sua sede é a Olimpíada de Barcelona. Os Jogos de 1992 serviram para a cidade catalã superar a estagnação dos anos 80, se modernizar e dar um salto para uma metrópole cosmopolita com um legado monumental: linhas de metrô, novas avenidas, um novo porto, praias revitalizadas, um centro histórico remodelado e uma referência turística. O fenômeno foi retratado no livro Transforming Barcelona, de Tim Marshall, e até hoje encorpa os argumentos de quem se candidata a receber uma competição de porte.

De acordo com o estudo Leitura Econômica dos Jogos Olímpicos, Sydney 2000 teve como trunfo a preocupação ambiental. Pela primeira vez na história dos Jogos o meio ambiente foi colocado como prioridade. Ações como a despoluição da Baía Homebush, colocando-a como o centro da competição, bem como a implantação de técnicas de desenvolvimento sustentável transmitiram a ideia que o mundo precisava. A partir dali, a preocupação com o meio ambiente passou a ser uma exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A Alemanha, sede da Copa de 2006, investiu cerca de 3,4 bilhões de euros só na ampliação e melhoria dos transportes, principalmente o rodoviário, que era a parte mais "vulnerável" de um sistema quase perfeito. Investimentos tão pesados em um dos países mais desenvolvidos do mundo em infraestrutura mostram como o Brasil terá um longo caminho a percorrer até 2014.

A experiência nacional até agora não traz boas lembranças sobre o talento brasileiro para realizar grandes eventos. Promessas não cumpridas, instalações abandonadas e um rombo nos gasto públicos ficaram após a passagem do Pan 2007 pelo Rio de Janeiro.

O orçamento inicial de R$ 414 milhões disparou para R$ 4 bilhões, com o prometido legado se resumindo a uma breve trégua da violência, interrompida pouco depois do encerramento dos Jogos. (ALM)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]