• Carregando...
Joseli Camelo, Frases da Semana
Francisco Joseli Parente Camelo: “O comunismo não existe no nosso país”| Foto: Modificado de Bruno Spada/Câmara dos Deputados

“Eu e o Sarkozy vamos viajar para o Rio de Janeiro ainda hoje à noite” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, trocando o nome do presidente da França, Emmanuel Macron, com quem ele fez um “álbum de casamento” (confira no final da coluna). Será que Macron ficou com ciúmes?

“Os ricos poluem e os pobres pagam a conta” – Geraldo Alckmin, vice-presidente da República. Em 2022, ele declarou à Justiça eleitoral um patrimônio de R$ 1 milhão. Geraldo, pare de poluir.

“Maduro e Putin são conservadores como Bolsonaro, Lula é democrata” – Tales Faria, colunista do UOL. O ciclo está completo. O próximo a “virar conservador” na boca de comentarista político torcedor será Daniel Ortega ou Xi Jinping?

“Sabe aquelas figurinhas perfeitas pra usar sempre que você precisa defender a Constituição, exigir seus direitos ou combater fake news no WhatsApp? Baixe agora” – Supremo Tribunal Federal, em sua conta oficial nas redes sociais. Confira abaixo as figurinhas que ele se esqueceu de incluir no pacote.

Figurinhas sugeridas para o pacote de WhatsApp do STF. Crédito: Eli Vieira com Dall-E
Figurinhas sugeridas para o pacote de WhatsApp do STF. Crédito: Eli Vieira com Dall-E

“Que parte dessa receita seja investida na transição energética, tema que o Brasil deve ter um papel de liderança. Esse é o momento, hora e vez de o Brasil assumir uma liderança global ambiental” – Luís Roberto Barroso, presidente do STF, sobre a exploração de petróleo na foz do Amazonas. Difícil é achar causa de esquerda com a qual ministros do STF não concordem.

“Comunismo acabou. O presidente Lula é um sindicalista. A esquerda quer um Brasil melhor, um Brasil mais solidário, mais próspero, que pense no mais pobre. Ser de esquerda não é ser comunista. O comunismo, para mim, não existe no nosso país”

Francisco Joseli Parente Camelo, presidente do Superior Tribunal Militar. O pagador de impostos pode ficar tranquilo: os cinco partidos comunistas que vivem às suas custas não existem, segundo o tenente-brigadeiro.

“Está faltando estudar um pouco os fundamentos da economia” – Luiz Marinho, ministro do Trabalho. Para quem ele disse isso? Para o Banco Central. De economia ele entende, tentando forçar a CLT nos trabalhadores de aplicativos, contra a vontade deles, desde o começo do governo.

“Os comediantes estão acuados, hoje só há espaço para o humor escatológico, e não tenho nada contra esse tipo de trabalho, e a ‘lacromédia’, de uma esquerda progressista e tuiteira, que não tem graça nenhuma” – Fábio Porchat, humorista, em entrevista em que promoveu sua peça de teatro “Agora é que são elas”, com elenco 100% feminino. Ele já posou para foto se confessando um “racista em desconstrução” e recuou da defesa do colega de profissão Léo Lins, alvo de censura. Certeza de que a “lacromédia” não está dentro de casa?

“Está insinuando que o meu canal vaginal é largo demais?” – Manuela Cantuária, colunista da Folha de S. Paulo. O contexto é um conto do tipo “comédia feminista”.  Nossa, que engraçado.

“‘Especialista em desinformação’ é uma credencial falsa. Foi inventada depois de 2016 para disfarçar a censura política como um ato de ciência neutra” – Glenn Greenwald, jornalista. Ele pode dizer o mesmo a respeito de “especialista em extrema direita”.

“Devemos adotar o mesmo princípio [dos franceses no pós-guerra], evitando futuras imundícies de judeus, sionistas ou não” – Hariberto de Miranda Jordão Filho, advogado, em sessão do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em que ele pediu a expulsão dos judeus da entidade. Ele já estava denunciado por antissemitismo (ele vai dizer “antissionismo”, claro) à OAB desde o ano passado. Alega que é vítima de “clara e indevida perseguição política, ideológica, religiosa, cultural e até mesmo profissional”.

“Bebês decapitados, estupro em massa e civis queimados: as maiores mentiras de Israel sobre o 7 de outubro” – manchete do Intercept Brasil, site de notícias. Parece que Hariberto e o Hamas encontraram aliados. A refém que diz que foi violentada também está mentindo?

“Argentinos protestam contra os crimes da ditadura e o negacionismo de Milei” – UOL, cada vez mais progressista. Do que o portal está falando quando menciona “negacionismo”? Ciência, Covid, Holocausto, evolução? Impossível saber, pois “negacionismo” virou “negar que progressista tem razão”.

“Querem me proibir de amar meu pai” – Oruam, rapper e filho do traficante Marcinho VP, em carta postada nas redes sociais pedindo liberdade para o genitor. Ele também fez campanha exibindo no festival Lollapalooza uma camiseta com o rosto do pai e a palavra “liberdade”. Marcinho VP foi condenado por homicídio qualificado, entre outros crimes. “Meu pai errou”, disse o rapper, cujo nome é “Mauro” ao contrário. Tem muita coisa ao contrário, aí.

Cantinho do caso encerrado, pero no mucho

“Quem melhor representa Jacarepaguá, quem mais briga pelas coisas de Jacarepaguá é a família Brazão. Então salva de palmas para essas feras aqui!” – Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, lançando no ano passado Kaio Brazão, de apenas 22 anos, como pré-candidato a vereador. O pai dele, Domingos Brazão, foi preso acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. As feras mordem.

“Não vou dizer nem que é inocente nem culpado” – Washington Quaquá, vice-presidente e deputado federal do PT pelo Rio, sobre a prisão de Domingos Brazão e seu irmão deputado Chiquinho (ex-União/RJ, agora expulso do partido). A cautela de ocasião do Quaquá não se aplica a outro acusado, o ex-chefe de polícia Rivaldo Barbosa, porque neste caso ele consegue fazer ilações e insinuações sobre suposta participação de Bolsonaro.

“Esse trabalho, que ora se encerra, pelo menos neste ponto se encerra” – Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, aquele que ainda não achou os fugitivos de Mossoró.

“Quem mandou os mandates da morte de Marielle Franco encomendarem o assassinato dela?” – Ricardo Noblat, jornalista de raciocínio quaquaesco. Vamos ao fundo da questão: quem mandou os mandantes mandarem mandantes mandarem mandantes mandarem matar?

Memória

“Importante vitória! Em votação, por 5x0 o STJ negou a federalização do caso Marielle e Anderson. Os únicos que se posicionaram a favor foram os advogados dos milicianos. Queremos respostas, queremos saber quem mandou matar Marielle” – Manuela D’Ávila, política comunista, em maio de 2020, participando da campanha que atrasou a resolução do crime em seis anos, pois, diz a acusação, Rivaldo Barbosa atrapalhava no nível estadual. Parabéns por atravancar a justiça em nome do “antibolsonarismo psicótico”.

“A família de Marielle e Marcelo Freixo têm razão. A estratégia do Bolsonaro é federalizar a investigação do crime cometido contra Marielle para ficar sob o controle do Sérgio Moro. Assim, Moro vai passar pano no assunto” – Paulo Teixeira, petista hoje ministro do Desenvolvimento Agrário, em novembro de 2019. Esperar o pior das pessoas porque pensam diferente em política é justiça?

Cantinho do aniversário de 60 anos do golpe militar

“O número de telefone do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), curiosamente, termina em 1964, ano em que ocorreu o golpe militar no Brasil” – Isadora Teixeira, jornalista, em sua coluna no Metrópoles. Ela chegou a entrevistar Salles para que ele confirmasse que é uma coincidência. Jornalismo de qualidade exige recursos.

Imagens da semana

“Presidengue”: deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL), de Pernambuco, ilustra seu trocadilho com um boneco. Reprodução/Assembleia Legislativa de Pernambuco
“Presidengue”: deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL), de Pernambuco, ilustra seu trocadilho com um boneco. Reprodução/Assembleia Legislativa de Pernambuco
“Álbum de casamento” de Lula e Macron, muitas memórias de março de 2024. Ricardo Stuckert/Agência Brasil
“Álbum de casamento” de Lula e Macron, muitas memórias de março de 2024. Ricardo Stuckert/Agência Brasil
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]