• Carregando...
Xi Jinping, Mundo
Xi Jinping, ditador da China. Em vez de serem fiéis à sua história, países ocidentais na maior parte imitaram a ditadura comunista em suas políticas de lockdown na pandemia, diz ex-mandatário britânico em investigação independente.| Foto: Eli Vieira com Midjourney

No mês passado, a Grã-Bretanha iniciou uma investigação sobre a Covid-19 para entender como a nação respondeu à pandemia e quais lições tirar para o futuro.

Infelizmente, a investigação está dedicando pouco tempo e energia às origens da pandemia. A teoria do "vazamento de laboratório" se tornou cada vez mais provável nos últimos meses à medida que surgiram evidências de que, em novembro de 2019, três cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan ficaram gravemente doentes com sintomas semelhantes aos da Covid-19. O senador Rand Paul revelou que parte do financiamento para o trabalho de "ganho de função" do vírus em Wuhan veio do governo dos EUA, mesmo após avisos de que tal pesquisa era imprudente.

"A partir de 2016, o trabalho em coronavírus coletados em cavernas onde morcegos portadores do vírus eram prevalentes foi realizado pela Academia de Ciências Médicas Militares, um braço do Exército de Libertação do Povo", informou uma investigação do Times de Londres no mês passado. "Uma explicação é que a China pode ter pretendido utilizar vírus de laboratório inéditos como arma."

Mas a investigação da Covid na Grã-Bretanha decidiu que a falta de cooperação da China com qualquer investigação independente sobre as origens do vírus — embora altamente suspeitas — não produziria um resultado definitivo.

No entanto, a investigação fornece uma imagem mais clara de por que quase todo o mundo abandonou centenas de anos de orientação contrária aos lockdowns em pandemias e, em vez disso, se apressou em impô-los durante a Covid. A Suécia, como a dissidente corajosa na Europa, implementou políticas que evitaram custos econômicos brutais, reduziram o isolamento social e resultaram em menos mortalidades excessivas por todas as causas durante a pandemia do que em quase qualquer outro país europeu.

George Osborne, que comandou o Departamento do Tesouro da Grã-Bretanha de 2010 a 2016 e ainda possui fontes impecáveis dentro do governo, depôs no mês passado perante a investigação da Covid na Grã-Bretanha. Ele disse que os governos ocidentais não teriam implementado lockdowns extremos se a China comunista não tivesse estabelecido o precedente.

Osborne disse que durante seu mandato não houve planejamento para lockdowns porque o consenso médico claro era que, em uma pandemia, as populações vulneráveis deveriam ser protegidas enquanto a maioria das pessoas deveria ser apenas encorajada a tomar medidas preventivas. Ele mencionou a pandemia mundial da gripe de Hong Kong em 1969 como um exemplo principal dessa estratégia.

Kate Blackwell, a principal advogada da investigação da Covid, perguntou a Osborne, "Teríamos todos entrado em lockdown se a China não tivesse fechado em janeiro e fevereiro?"

"Acho que o lockdown chinês é o que deu a ideia ao resto do mundo", respondeu Osborne. "E foi a sobrecarga do sistema hospitalar no norte da Itália que levou todos os governos ocidentais a basicamente a mesma conclusão, que é, temos que fazer o que os chineses fizeram."

As evidências de Osborne são corroboradas pelo fanático do lockdown Neil Ferguson, do Imperial College, conhecido como o "Modelador Louco". Suas previsões de desgraça extremamente imprecisas levaram diretamente aos lockdowns na Grã-Bretanha e nos EUA. Em dezembro de 2020, Ferguson admitiu ao Times que ele e seus colegas pró-lockdown nunca pensaram que um lockdown fosse possível: "A China é um Estado comunista de partido único, dissemos. Não conseguiríamos fazer um lockdown na Europa, pensávamos. (...) E então a Itália fez. E percebemos que podíamos."

A China, é claro, não acabou com a Covid com seus lockdowns draconianos; ela sofreu milhões de casos de Covid. Finalmente teve que suspender os lockdowns no ano passado após grandes protestos públicos. Sua economia não conseguiu se recuperar desde então, e se tornou ainda mais um Estado de vigilância do que era antes da Covid.

Copiar as políticas de um regime totalitário como a China foi uma das piores coisas que o Ocidente poderia ter feito durante a Covid. No entanto, foi exatamente isso que os líderes ocidentais, em todos os níveis de governo e vida pública, fizeram.

Vamos todos nos empenhar para aprender com os erros de política desastrosos da era da Covid-19, para que, quando a próxima crise de saúde pública chegar, tenhamos a sabedoria para dizer "nunca mais" para os lockdowns.

©2023 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

Conteúdo editado por:Eli Vieira
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]