• Carregando...
 | STEVE MARCUS/REUTERS
| Foto: STEVE MARCUS/REUTERS

Hillary Clinton lutava para se encaixar no governo do presidente Barack Obama no período em que ocupou o cargo de secretária de Estado, para o qual foi nomeada em 2009, de acordo com e-mails divulgados pelo Departamento de Estado na terça-feira (30).

Estados Unidos e Cuba reabrem embaixadas em 20 de julho

Diplomata-chefe americano entregou carta de Barack Obama para Raúl Castro sobre retomada dos laços diplomáticos

Leia a matéria completa

As mensagens mostram Hillary indo a reuniões que tinham sido canceladas e se preocupando com quanto tempo teria com o chefe, numa demonstração das dificuldades iniciais na relação entre ela e Obama nos primeiros meses de seu tempo como principal diplomata dos Estados Unidos.

Em um e-mail para dois assessores em 8 de junho de 2009, Hillary estava em dúvida sobre se a Casa Branca tinha realizado uma reunião do gabinete e se ela deveria comparecer. “Eu ouvi no rádio que há uma reunião de gabinete esta manhã. Haverá? Posso ir? Se não, quem estamos enviando?”, escreveu.

Um funcionário do Departamento de Estado respondeu que o governo estava realizando uma reunião, mas não era uma reunião completa do gabinete, na qual ela precisasse estar presente.

Enquanto Hillary tentava se situar em seu relacionamento com a Casa Branca de Obama, que foi seu concorrente pela indicação do Partido Democrata para concorrer à Presidência, ela se correspondia com vários ex-assessores e conselheiros de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton.

Embora tenham mantido uma disputa feroz na campanha eleitoral, Hillary e Obama mantiveram depois uma relação cordial de trabalho nos quatro anos em que ela ocupou o cargo de secretária de Estado. Como ela disputará novamente a candidatura presidencial pelo Partido Democrata na eleição de novembro de 2016, sua relação com Obama será novamente alvo de escrutínio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]