Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Estudo

Estudo revela os 10 países onde tem mulher sobrando. E os 10 onde tem homem sobrando

Sexo masculino é maioria no planeta, mas distribuição cria distorções na proporção entre eles e elas

  • Gazeta do Povo
No Brasil, a proporção é 96,7 homens para cada 100 mulheres. | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
No Brasil, a proporção é 96,7 homens para cada 100 mulheres. Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Os homens são maioria no planeta. A constatação é do principal instituto de pesquisas norte-americano, o Pew Research Center, que analisou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e aponta que existem 101,8 homens para cada 100 mulheres no mundo. Apesar disso, o estudo avaliou que eles estão mal distribuídos.

Veja no mapa os 10 países com mulher sobrando e os 10 com homem sobrando

Segundo a Pew, os países que concentram mais homens são os do Oriente Médio. Em alguns, o número de indivíduos do sexo masculino em relação ao feminino é mais do que o dobro: nos Emirados Árabes, a proporção é de 274 homens para cada 100 mulheres; no Catar, é de 265,5 para cada 100.

Uma das explicações para a concentração masculina nos países árabes é o grande número de estrangeiros que migram para lá em busca de trabalho -- como são nações basicamente islâmicas, a mão de obra masculina é mais requisitada do que a feminina. Países do norte da África e parte da Ásia também têm número maior de homens, por conta do infanticídio feminino em locais como China e Índia.

No Brasil, a realidade é diferente: por aqui, há 96,7 homens para cada 100 mulheres. E esta proporção vem caindo desde 1965, quando era de 99,4 para cada 100.

Mulheres imperam

Mesmo com o a maioria mundial masculina, há vários territórios com mulheres “sobrando”. Isso é registrado sobretudo em ex-repúblicas soviéticas. Na Letônia, a proporção é de apenas 84,8 homens para cada 100 mulheres; na Lituânia, são 85,3 para cada 100; na Rússia, 86,8 para cada 100. Para os pesquisadores, a expectativa de vida, maior para elas, e o histórico de guerras influenciaram nos números.

As ilhas e territórios no Caribe também vão bem no quesito “mais mulheres do que homens”, com destaque para a Martinica, onde para cada 100 mulheres existem apenas 84,5 homens -- é a campeã neste ranking.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2015/08/21/Mundo/Graficos/Vivo/homens mulheres onu.pdf

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Mundo

PUBLICIDADE