i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Estudo

Estudo revela os 10 países onde tem mulher sobrando. E os 10 onde tem homem sobrando

Sexo masculino é maioria no planeta, mas distribuição cria distorções na proporção entre eles e elas

  • PorGazeta do Povo
  • 20/08/2015 17:32
No Brasil, a proporção é 96,7 homens para cada 100 mulheres. | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
No Brasil, a proporção é 96,7 homens para cada 100 mulheres.| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Os homens são maioria no planeta. A constatação é do principal instituto de pesquisas norte-americano, o Pew Research Center, que analisou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e aponta que existem 101,8 homens para cada 100 mulheres no mundo. Apesar disso, o estudo avaliou que eles estão mal distribuídos.

Veja no mapa os 10 países com mulher sobrando e os 10 com homem sobrando

Segundo a Pew, os países que concentram mais homens são os do Oriente Médio. Em alguns, o número de indivíduos do sexo masculino em relação ao feminino é mais do que o dobro: nos Emirados Árabes, a proporção é de 274 homens para cada 100 mulheres; no Catar, é de 265,5 para cada 100.

emirados árabes

País é o campeão no ranking de desproporção entre homens e mulheres: são 274 indivíduos do sexo masculino contra cada 100 do sexo feminino. Catar vem logo atrás, com 265,5 para cada 100. Omã é o terceiro, com proporção de 197 homens para cada 100 mulheres.

Uma das explicações para a concentração masculina nos países árabes é o grande número de estrangeiros que migram para lá em busca de trabalho -- como são nações basicamente islâmicas, a mão de obra masculina é mais requisitada do que a feminina. Países do norte da África e parte da Ásia também têm número maior de homens, por conta do infanticídio feminino em locais como China e Índia.

No Brasil, a realidade é diferente: por aqui, há 96,7 homens para cada 100 mulheres. E esta proporção vem caindo desde 1965, quando era de 99,4 para cada 100.

Mulheres imperam

Martinica

A ilha caribenha é o principal lugar do planeta onde as mulheres imperam: são 100 indivíduos do sexo feminino para cada 84,5 do sexo masculino. No segundo lugar, aparece a Letônia, onde a proporção é de apenas 84,8 homens para cada 100 mulheres. Logo atrás, está a Lituânia, onde são 85,3 para cada 100.

Mesmo com o a maioria mundial masculina, há vários territórios com mulheres “sobrando”. Isso é registrado sobretudo em ex-repúblicas soviéticas. Na Letônia, a proporção é de apenas 84,8 homens para cada 100 mulheres; na Lituânia, são 85,3 para cada 100; na Rússia, 86,8 para cada 100. Para os pesquisadores, a expectativa de vida, maior para elas, e o histórico de guerras influenciaram nos números.

As ilhas e territórios no Caribe também vão bem no quesito “mais mulheres do que homens”, com destaque para a Martinica, onde para cada 100 mulheres existem apenas 84,5 homens -- é a campeã neste ranking.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.