• Carregando...
Uma das entradas do Walt Disney World, no estado americano da Flórida
Uma das entradas do Walt Disney World, no estado americano da Flórida| Foto: EFE/EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH

Um conselho com membros indicados pelo governador do estado americano da Flórida, o republicano Ron DeSantis, e a Disney chegaram nesta quarta-feira (27) a um acordo sobre a administração e o planejamento do distrito onde está localizado o Walt Disney World, complexo de parques temáticos da empresa de entretenimento.

Em fevereiro de 2023, o Congresso da Flórida aprovou um projeto de lei de DeSantis para que o Estado assumisse o Distrito de Melhoras de Reedy Creek, que vinha funcionado de forma autônoma há mais de 50 anos.

O governo da Flórida alegou à época que a legislação colocava fim ao estatuto de autonomia da Disney, fazendo com que a empresa “viva sob as mesmas leis que todos os outros e assegura que a Disney pague as suas dívidas e uma parte justa dos impostos”.

Por força dessa legislação, o distrito especial ficaria nas mãos de um conselho de cinco supervisores escolhidos pelo próprio DeSantis. Porém, logo depois, esse grupo alegou que um acordo assinado pelo conselho anterior e pela Disney dois dias antes da aprovação da lei previa que a empresa manteria o controle sobre grande parte da área por 30 anos.

Em alguns casos, o conselho não poderia tomar medidas sem aprovação da Disney. A disputa foi parar na Justiça.

Segundo a agência Associated Press (AP), nesta quarta-feira, o conselho do Distrito de Supervisão de Turismo da Flórida Central aprovou um acordo para dar fim à disputa.

De acordo com esse compromisso, a Disney reconhece que o plano de administração do Distrito de Melhoras de Reedy Creek assinado antes que o estado assumisse a administração do local é nulo, assim como um acordo de desenvolvimento e cláusulas restritivas aprovados antes da lei de fevereiro de 2023.

De acordo com a AP, ao invés disso, será utilizado um plano de administração do distrito de 2020, e o novo conselho de supervisores indicados por DeSantis poderá fazer alterações nesse planejamento. O compromisso acertado nesta quarta-feira também aponta que a Disney e o novo conselho negociarão um novo acordo de desenvolvimento da área num futuro próximo.

DeSantis e a Disney estão em conflito desde 2022, quando a gigante do entretenimento criticou uma lei que proíbe os professores das escolas da Flórida de falar aos estudantes mais jovens sobre orientação sexual e identidade de gênero e estabelece multas às instituições infratoras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]