• Carregando...
Carregamento de ajuda humanitária preparado para ser lançado pelos Estados Unidos em Gaza.
Carregamento de ajuda humanitária preparado para ser lançado pelos Estados Unidos em Gaza.| Foto: Força Aérea dos Estados Unidos

O Exército de Israel afirmou neste domingo que nas últimas semanas coordenou com Egito, Jordânia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos um total de 20 lançamentos aéreos, com mais de 450 pacotes de alimentos, para entregar ajuda humanitária dentro da Faixa de Gaza. “Continuaremos ampliando nossos esforços humanitários para a população civil de Gaza à medida que cumprimos os nossos objetivos de libertar os nossos reféns do Hamas e libertar Gaza do Hamas”, disse o porta-voz do Exército israelense, Daniel Hagari.

Os Estados Unidos, que nos últimos dias têm insistido na necessidade de aumentar significativamente os níveis de ajuda, realizaram neste sábado o seu primeiro lançamento aéreo de alimentos em três aviões de carga militar C-130, que lançaram 66 pacotes com 38 mil refeições. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, qualificou como “insuficiente” a ajuda humanitária que atualmente entra no enclave palestino por via terrestre. “Precisamos fazer mais e os EUA vão fazer mais”, acrescentou. O lançamento aéreo deverá ser o primeiro de muitos anunciados na sexta-feira por Biden, em coordenação com a Jordânia, que já realizou vários destes lançamentos dias atrás, assim como Egito, Catar, Emirados Árabes Unidos e França.

Cerca de 70 mil pessoas enfrentam condições de fome no norte da Faixa de Gaza e 17 bebês morreram em hospitais da região por desnutrição e desidratação, segundo o Ministério da Saúde do enclave controlado pelo Hamas. Uma média de 100 caminhões de ajuda humanitária entram na faixa por dia, uma quantidade insuficiente diante da catástrofe humanitária premente e sem precedentes, e abaixo da média de 300 caminhões por dia que entravam antes da guerra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]