• Carregando...
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab| Foto: EFE/ Miguel Gutiérrez

Em meio à turbulência política que assola a Venezuela neste momento, uma figura um tanto “sombria” se destaca no poder: o procurador-geral Tarek William Saab Halabi.

Um chavista fervoroso e membro ativo dos movimentos da extrema-esquerda, Saab nasceu na cidade de El Tigre, localizada no estado venezuelano de Anzoátegui, em 1962. O procurador é fruto de uma família de imigrantes libaneses e desde cedo esteve envolvido com os ideais revolucionários.

Saab chegou a integrar movimentos de esquerda extremistas como o PRV-Ruptura, que era liderado pelo guerrilheiro Douglas Bravo.

Formado em direito pela Universidade Santa Maria de Caracas e pós-graduado em direito penal, Saab começou sua ascensão na vida pública após conhecer o ditador venezuelano Hugo Chávez, na década de 1990. Naquele momento, ele e um grupo de juristas conseguiram fazer com que o presidente venezuelano Rafael Caldera (1994-1999) concedesse a Chávez um indulto pela tentativa de golpe fracassada de 1992.

Chávez chamava Saab de o “poeta da revolução”, devido a sua paixão pela poesia e os diversos poemas publicados por ele desde os seus 15 anos.

Desde sua entrada na vida pública, o procurador já foi deputado, presidente de comissões do Parlamento venezuelano e governador do seu estado natal, Anzoátegui, por oito anos, de 2004 até 2012. A população acusa seu governo em Anzoátegui de ter sido extremamente corrupto.

Sua trajetória até cargo de procurador-geral da Venezuela é marcada por sua fidelidade inabalável ao regime de Caracas. Antes de assumir o cargo de procurador, Saab já era conhecido por sua atuação como Defensor do Povo, órgão equivalente a defensoria pública, onde defendia com fervor as políticas do chavismo.

Sua nomeação para o cargo de procurador-geral ocorreu em 2017, quando a então Assembleia Nacional Constituinte, de maioria chavista, afastou a procuradora Luisa Ortega Díaz, que havia se tornado uma crítica das ações repressivas do regime de Nicolás Maduro.

Ortega Díaz chegou a classificar a Assembleia Constituinte, que naquele momento substituiu o parlamento de maioria opositora, como ilegal e foi acusada pelo chavismo de ter cometido “falhas graves no exercício das suas funções”.

Como procurador, Saab tem sido nos últimos meses o arquiteto de uma campanha de repressão brutal contra a oposição venezuelana. Por causa de seu histórico de lealdade ao chavismo, ele é frequentemente visto como o braço direito de Maduro na luta para silenciar qualquer voz dissidente no país sul-americano.

Sob a gestão de Saab, a procuradoria-geral venezuelana tem emitido uma série de acusações e ordens de prisão contra figuras proeminentes da oposição, muitas vezes sob alegações questionáveis de conspiração e traição. Atualmente, seu nome é sinônimo de medo entre aqueles que ousam desafiar o status quo do país sul-americano.

O procurador também é conhecido por sua habilidade em manobrar dentro do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), onde tem aliados dispostos a validar suas ações.

Mesmo com sua reputação autoritária, Saab mantém uma imagem pública de “defensor dos direitos humanos”, frequentemente fazendo declarações sobre a importância da justiça social e da igualdade. No entanto, suas ações contam uma história diferente, revelando um homem disposto a usar qualquer meio necessário para proteger o regime a que serve.

A atual perseguição liderada por Saab contra opositores não se limita somente aos líderes políticos. Jornalistas, ativistas e qualquer cidadão que se manifeste contra o governo também estão em seu radar, prontos para serem declarados como “traidores da pátria” e investigados por crimes um tanto questionáveis.

A ativista de direitos humanos Rocío San Miguel está entre os seus alvos. Neste momento, segundo sua equipe de defesa particular, San Miguel está enfrentando um processo judicial, após ter sido presa em fevereiro, sem nem sequer ter direito aos seus advogados pessoais.

Além San Miguel, Saab mandou prender cerca de 12 membros do partido de María Corina Machado, o Vente Venezuela, e expediu outros diversos mandados de prisão contra opositores que tiveram que se refugiar na embaixada argentina em Caracas para tentar se proteger.

Todas essas prisões foram feitas no âmbito da investigação de Saab sobre a suposta tentativa de conspiração para derrubar o regime de Maduro.

Classificada pelo chavista como “Bracelete Branco”, a conspiração, segundo Saab, teria sido planejada na Colômbia, sob coordenação dos EUA, e visava assassinar Maduro e tomar o poder na Venezuela por meio da ocupação dos quartéis militares.

Até o momento Saab não apresentou nenhuma prova concreta desta operação. O único material existente sobre o tema é um vídeo onde um ex-militar opositor de Maduro, Anyelo Herédia, “confirma”, claramente sob pressão, que havia planejado matar o ditador e citava nomes da oposição como “apoiadores” da ação.

Por causa de suas posições controversas, Saab foi sancionado por vários países, incluindo os Estados Unidos, Canadá e estados-membros da União Europeia, sob a acusação de “minar a democracia na Venezuela”. Tais sanções foram uma resposta da comunidade internacional à deterioração da democracia e dos direitos humanos no país sul-americano.

Outras sanções e condenações têm sido direcionadas tanto contra ele quanto a outros membros da ditadura de Maduro, numa tentativa de pressionar por mudanças. Contudo, Saab permanece firme em sua posição, desafiando as críticas e reforçando sua lealdade ao regime vigente em seu país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]