• Carregando...
Refugiados sírios desembarcam na ilha de Lesbos, na Grécia | DIMITRIS MICHALAKIS/REUTERS
Refugiados sírios desembarcam na ilha de Lesbos, na Grécia| Foto: DIMITRIS MICHALAKIS/REUTERS

A União Europeia (UE) está com planos de redistribuir até 160 mil refugiados que chegaram à Itália, Grécia e Hungria, de acordo com uma autoridade familiarizada com o assunto. O plano, que deve ser finalizado nos próximos dias, deve ser apresentado na próxima quarta-feira pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, antes de ser discutido em uma reunião de emergência com os ministros do Interior da União Europeia em 14 de setembro.

Família de menino sírio encontrado morto em praia tentava chegar ao Canadá

Leia a matéria completa

Refugiados se recusam a ir a campo na Hungria e se jogam em trilhos de trem

Leia a matéria completa

Esta é a segunda tentativa de Juncker de convencer os governos nacionais de que eles precisam dividir a carga de refugiados mais uniformemente em todo o bloco.

Artigo: A imagem que não se pode esquecer

Em maio, Juncker tentou criar um sistema de cotas que foi com base no tamanho da população de um país, no Produto Interno Bruto (PIB), taxa de desemprego e do número de refugiados já existentes em cada país.

No entanto, os líderes da UE em junho categoricamente rejeitaram Bruxelas dizendo-lhes que iriam fazer os próprios planos e compromissos voluntários para cumprir a meta de redistribuir 40 mil sírios e eritreus que chegaram na Itália e na Grécia.

No mês seguinte, os ministros do Interior conseguiram assegurar os compromissos nacionais para apenas 32 mil refugiados, em meio a debates uns contra os outros. Juncker viu isso como uma prova de que as promessas voluntárias não funcionam e prometeu intervir com um sistema de redistribuição permanente até o final do ano.

De acordo com a autoridade relacionada ao assunto, os planos da próxima semana irão incluir uma proposta para aumentar a 40 mil o valor inicial para 120 mil e incluem a Hungria ao lado de Grécia e Itália na lista de países a ser ajudado.

A outra parte do plano é um mecanismo de redistribuição de longo prazo, a ser desencadeado por qualquer país afetado por um súbito afluxo de imigrantes. Não está claro qual o limite de imigrantes para ativar o mecanismo.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse nesta quinta-feira que “uma justa distribuição de pelo menos 100 mil refugiados é o que precisamos hoje”. Esta é a primeira vez que este valor foi dito publicamente por uma autoridade da UE. Fonte: Dow Jones Newswires.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]