• Carregando...
Novo recorde de calor aumenta a preocupação com a velocidade das mudanças climáticas. | Osvalter Urbinati
Novo recorde de calor aumenta a preocupação com a velocidade das mudanças climáticas.| Foto: Osvalter Urbinati

1. Recorde

2016 foi o mais quente já registrado, segundo a Agência de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos. Acredite Donald Trump ou não em aquecimento global, este é o terceiro ano seguido em que isso acontece.

A ideia de fechar este século com aumento de temperatura abaixo de 2°C, conforme prevê o Acordo de Paris, vai ficando cada vez mais impossível de acontecer. E as consequências disso serão desastrosas.

*

2. 117 dias

O tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil é de 79,5 dias, segundo o Banco Mundial, e 117 dias, de acordo com um levantamento da Endeavor.

É muito mais do que em países desenvolvidos, onde o processo não leva mais do que cinco dias.

E parece que é nas prefeituras que a coisa emperra.

*

3. Mega delação

Lembra da delação de um executivo da Odebrecht que fez Brasília tremer em dezembro? Ele foi só o primeiro delator da empreiteira na Lava Jato a ter o depoimento tornado público. São 77 — e o resto não deve demorar a vir à tona.

A expectativa dos investigadores da Lava Jato é que o sigilo sobre os relatos seja retirado na segunda quinzena de fevereiro pelo ministro do Supremo Teori Zavascki.

*

4. Barril de pólvora

Construir presídios grandes é mais econômico, mas tem efeitos colaterais: eles são muito mais difíceis de controlar e tornam a ressocialização ainda mais improvável.

*

5. Preparativos

As empresas de telefonia estão se preparando para uma sobrecarga no uso da rede móvel durante a posse de Donald Trump em Washington na sexta-feira. Para ninguém perder a selfie, uma estrutura de antenas especiais está sendo montada na região.

*

6. ¾

Saiu mais uma pesquisa com más notícias sobre a qualidade da educação no Brasil. Ela mostra que, em 85% dos municípios, 3 em cada 4 alunos não têm conhecimentos de matemática adequados no 9.º ano do ensino fundamental.

*

7. Negócio promissor

O Sebrae divulgou um levantamento com as nove áreas de negócio com mais chances de sucesso em 2017. Tem de lanchonete a serviços advocatícios.

*

8. Reformas

O Brasil terá muito a fazer mesmo depois de superar a recessão. Sem reformas agressivas, dizem especialistas, o país vai crescer em ritmo lento.

*

Ilustração: Osvalter Urbinati. Edição: Rafael Costa (interino).

Obrigado pela leitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]