• Carregando...

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos propôs um reajuste de 8% a todos os servidores do Executivo federal a partir de março deste ano. O reajuste linear para a categoria foi debatido durante uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). A proposta consta em um documento enviado aos representantes de sindicatos. O governo também ofereceu um aumento de 43,6% no auxílio-alimentação dos servidores, que representa cerca de R$ 200. O secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão, Sérgio Mendonça, ressaltou que as propostas consideram o espaço de R$ 11,2 bilhões para reajustes e benefícios de servidores públicos previsto no Orçamento deste ano. O governo espera realizar a segunda reunião da MNNP ainda em fevereiro, quando as entidades representativas poderão aceitar a oferta ou apresentar contraproposta.

Haddad e Campos Neto viajam à Índia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, viajam para a Índia para participar da 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais dos países do G20, o grupo das maiores economias do mundo. O encontro vai ocorrer na cidade de Bangalore, e o embarque está previsto para quarta (22). A agenda de Haddad prevê eventos multilaterais e reuniões bilaterais sobre temas como economia no pós-pandemia da Covid-19, mudanças climáticas, sustentabilidade socioambiental, segundo informações da Agência Brasil. Também estão previstas discussões sobre a governança de criptomoedas e o endividamento internacional dos países. Estes dois temas foram propostos pela própria anfitriã do encontro. Já o presidente do Banco Central vai proferir uma palestra sobre infraestrutura pública digital em um dos simpósios do evento.

Porte de armas de Carla Zambelli seguirá suspenso

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a suspensão do porte e a apreensão das armas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O ministro Gilmar Mendes determinou a retenção do armamento após Zambelli sacar uma pistola e perseguir um homem em São Paulo, na véspera do segundo turno da eleição. Os advogados questionam a decisão do ministro e argumentam que a deputada agiu em legítima defesa putativa, quando o indivíduo reage a uma ação que imagina que irá ocorrer. No mês passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Zambelli por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Gilmar Mendes afirmou que Zambelli só não foi presa em flagrante pelo episódio por ter foro privilegiado.

Protestos na França contra a Reforma da Previdência

Os sindicatos franceses realizaram protestos com milhares de participantes para pressionar o Governo da França a retirar o projeto de Reforma da Previdência no Parlamento. Foi o quinto dia de protestos em menos de um mês na França, sendo que os sindicatos ameaçam paralisar o país caso a proposta de reforma siga avançando no Parlamento. Manifestações foram registradas em diversas cidades da França. Na capital francesa, os sindicatos estimam que 300 mil pessoas participaram, embora as forças de segurança tenham declarado que 37 mil manifestantes estiveram nas ruas. Houve discrepância também nos dados dos demais protestos pelo país. Enquanto o Ministério do Interior calculou 440 mil manifestantes, os sindicatos totalizaram 1,3 milhão. Independentemente dos números, houve significativa queda nos protestos em comparação com as manifestações da semana anterior, quando segundo a polícia, havia 963 mil pessoas e para os sindicatos 2,5 milhões de manifestantes. Os sindicatos rejeitam dois pontos da Reforma da Previdência: o aumento da idade mínima de aposentadoria de 62 para 64 anos e que o aumento do período de contribuição de 42 para 43 anos para ter uma aposentadoria integral seja antecipado para 2027 (espera-se que entre em vigor em 2035).

A opinião de Luís Ernesto Lacombe, que escreve sobre rachadinha, milícia e orçamento secreto.

E 4 tendências e 11 peças de destaque da maior feira de decoração da América Latina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]