• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Michel Temer rebaixou o exercício da presidência da República a uma luta pela própria sobrevivência em duas arenas de combate. Na primeira, abre fogo contra a procuradoria-geral da República, em um confronto institucional nocivo à democracia brasileira. Na segunda, faz de cada votação parlamentar um teste da base apoio capaz de salvá-lo da cassação. Exatamente neste segundo aspecto o país tem, hoje, uma chance de ganhar com a tática “um dia de cada vez” do presidente.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara vota o projeto de modernização da reforma trabalhista. O governo calcula uma vitória por de quatro a seis votos de diferença. Se confirmada, o Planalto pretende acelerar a chegada do texto ao plenário com o mínimo possível de contaminação de denúncia de Rodrigo Janot contra Temer.

Isolar a reforma trabalhista da crise política é necessário. A legislação ficou anacrônica e, ao invés de proteger, acaba prejudicando os trabalhadores, como apontamos no editorial de hoje da Gazeta do Povo. Natural para uma lei construída em um Brasil rural, de baixo nível tecnológico e economia simplória. Ou seja, é irracional manter tudo como está.

O excesso de obrigações e exigências incompatíveis com a realidade econômica e social fizeram exatamente isto no Brasil: a pretexto de proteger os empregados formais, lançou na economia informal, sem proteção, milhões deles.

Para entender melhor a reforma trabalhista, vale reler os 13 pontos que vão mudar o modo como você trabalha hoje, escrito por Fernanda Trisotto.

Também tem a série de vídeos gravada pelo juiz do trabalho Marlos Melek, um dos autores do texto da reforma. Ele explica os principais pontos do projeto. Olha só o que já tem:

O que é distrato de trabalho;

O que muda (ou não) na jornada de trabalho;

Intervalo de almoço e horas in itinere;

A jornada intermitente e o teletrabalho;

Fim do imposto sindical obrigatório.

Temer x Janot

Um dia depois da entrega da denúncia elaborada por Rodrigo Janot, Michel Temer partiu para o ataque contra o procurador-geral da República. Em pronunciamento, chamou a denúncia de ficção e cobrou a apresentação de provas concretas. Também insinuou que Rodrigo Janot beneficou-se financeiramento da delação da JBS.

Temer falou à nação escoltado por quase uma centena de parlamentares. Boa parte do Centrão. Alguns, investigados pela Lava Jato. A convocação foi feita pelo vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi (PMDB-RS), em um quase chamado à guerra disparado via WhatsApp.

Meu caro. O presidente Michel Temer fará um pronunciamento hoje, às 15h, no Palácio do Planalto. Agora é hora de unificar a base e pacificar o país.

À noite, o perito Ricardo Molina recarregou o tambor e soltou novos disparos contra Janot, ao dizer que a gravação de Joesley Batista transpira irregularidade. Janot, claro, defendeu a denúncia, “baseada em fartos elementos de prova”.

Em meio ao fogo cruzado, o Ministério Público apresentou a lista tríplice para indicação do novo procurador-geral da República. O primeiro é Nicolao Dino, autor da denúncia que pediu a cassação de Temer no TSE e considerado inimigo da família Sarney no Maranhão. Favorita do Planalto, Raquel Dodge ficou em segundo. Temer indicará o nome que chefiará a Lava Jato a partir de 14 de setembro.

Penas revistas

O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi absolvido pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4) em um dos processos da Lava Jato. Foi uma rara revisão para baixo de uma condenação imposta por Sergio Moro em primeira instância. A de Renato Duque também foi revisada. Pra cima.

Nossos âncoras

Ricardo Amorim Os corruptos querem uma reforma política para ganhar mais poder e dinheiro, com uma cláusula de barreira que impede o surgimento de novas forças e um gordo fundo eleitoral.

Lúcio Vaz As Forças Armadas pagam pensões até para filhas solteiras setentonas de oficiais. Somente na Marinha o gasto mensal chega a R$ 46 milhões.

Alexandre Borges Se Joaquim Barbosa pergunta se o Brasil está pronto para ser governado por um negro, Alexandre Borges quer saber se estamos prontos para sermos governados por um estadista.

Rodrigo Constantino O pedido de Rodrigo Janot para suspender a lei de terceirização é mais um capítulo de uma guerra em que o Brasil só perde.

Teco Medina A nova lei de pagamento à vista, com diferenciação entre débito e crédito, é um ótimo negócio para você.

Economia

Desligar Depois do iPad, agora é o iPhone que deixará de ser fabricado no Brasil pela Apple. Imagina o efeito no preço...

Home based Naiady Piva lista cinco negócios para investir com até R$ 15 mil. E sem sair de casa.

Tesouro direto O podcast Vida Financeira traz o guia definitivo para você investir - e ganhar dinheiro - no Tesouro Direto.

Isso o Facebook não mostra

Motorista x skatistas Renan Barbosa analisa o mais recente linchamento do tribunal das redes sociais, o do motorista que atropelou skatistas no SkateDay, em São Paulo. O depoimento do condutor do veículo e as imagens de câmeras de segurança mostram uma verdade bem diferente da assumida nos textões de Facebook.

Humanas e a esquerda Em artigo, o professor Daniel Medeiros rebate a tese cada vez mais corrente de que docentes de humanas são, necessariamente, de esquerda.

Nosso quintal político

Em um dia (felizmente) sem confrontos entre servidores e polícia, a Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou em segundo turno o ajuste fiscal proposto por Rafael Greca. Foi assim que o seu vereador votou. O prefeito, claro, celebrou: disse que agora ficou mais fácil governar Curitiba e prometeu pagar o 13º salário do funcionalismo municipal dia 14 de julho.

Beto Richa, que vinha mantendo uma distância segura do debate e tem um pacotaço pulsando na gaveta, definiu a aprovação do ajuste fiscal de Greca com um sucesso. Richa também alardeou que seu governo investe 15% da receita, mais do que qualquer outro estado. É tudo isso mesmo? Rosana Felix perguntou aos números do Portal da Transparência e eles contam uma história diferente.

Libertadores

Não adiantou o Atlético ir à Justiça para jogar no Couto Pereira sua partida contra o Santos, pela Libertadores. O pedido foi indeferido e a partida deve ser mesmo na Vila Capanema. O podcast Arquibancada Virtual debate mais um festival de cenas lamentáveis da dupla Atletiba nos bastidores.

Agora, cada um pode tocar sua vida. A do Atlético é enfrentar o Grêmio, hoje, pelas quartas de final da Copa do Brasil. A do Coritiba é tratar de não perder Anderson para o futebol europeu.

Estilo de Vida

Automóveis A Renault Duster foi reformulada para voltar a ganhar espaço no mercado de SUVs. Veja o que mudou e quanto custa.

Bessa A loja da Versace Collection no Pátio Batel, em Curitiba, amanheceu coberta por um tapume verde. É o fim da operação da marca no shopping.

Bom Gourmet Curitiba ganhará uma hamburgueria que tem uma arena de games. Este é o cardápio da Cooldown E-Sports ‘n Burger, que inaugura amanhã.

Haus Aliás, o primeiro espaço dedicado a E-Sports no Brasil tem toda a decoração inspirada no universo nerd

Guia Domingo Curitiba recebe a Corrida do Milhão, da Stock Car, e você escolhe quem ganhará alguns cavalos a mais no motor. Tem desconto para quem é do Clube Gazeta.

Parem as máquinas

Desde ontem à noite está suspensa a emissão de passaportes pela Polícia Federal. Motivo: falta de dinheiro. #sóderrota

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 6 horas, e atualizado ao longo da manhã. Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]